Mãe de duas crianças lidera turma de formandos da Escola de Eletricistas em Goiás
Aos 40 anos e com dois filhos, Ideusa Rosa de Silva se destacou como líder da turma de formandos da Escola de Eletricistas da Equatorial Goiás. A cerimônia, realizada no último dia 12, no auditório da concessionária em Goiânia, celebrou a formatura de 19 novos eletricistas. O evento teve uma boa surpresa: uma empresa prestadora de serviços da Equatorial anunciou a disponibilidade de vagas para todos os formandos, que agora participarão do processo seletivo.
Residente em Aparecida de Goiânia, Ideusa decidiu buscar uma nova carreira após o nascimento de sua filha mais nova, com o objetivo de conquistar segurança e estabilidade financeira. Após saber da oportunidade de capacitação gratuita para eletricistas, oferecida pela Equatorial em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizado Industrial (Senai), inscreveu-se e foi selecionada. “Aprendi a amar e respeitar a eletricidade, uma profissão de grande importância para a sociedade. Cada módulo foi um aprendizado novo e essencial”, contou.
A Escola de Eletricistas é voltada a capacitar profissionais para o setor de distribuição de energia elétrica, incluindo formações técnicas e comportamentais. Para o coordenador da escola, Washington Luiz, o curso prepara os alunos para atuarem de acordo com as normas atuais do setor e promove inclusão. “Apesar de ser uma área predominantemente masculina, oferecemos mais oportunidades para as mulheres. Já contratamos mais de 800 eletricistas em Goiás, com expectativa de expansão para atender o crescimento do mercado de energia”, afirmou.
Neste ano, 125 vagas foram oferecidas em Goiás, com turmas em Goiânia, Anápolis, Rio Verde, Jataí e Catalão. Segundo o presidente da Equatorial Goiás, Lener Jayme, o projeto visa promover capacitação profissional gratuita e autonomia econômica, alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, como educação de qualidade e igualdade de gênero. Em menos de dois anos de atuação no estado, a Equatorial tem avançado na qualificação de mão de obra e inclusão no setor de energia.
Sobre a Equatorial Goiás
Parte do Grupo Equatorial, a Equatorial Goiás é uma das maiores distribuidoras de energia do Brasil, atendendo cerca de 3,5 milhões de pessoas em 237 municípios de Goiás, cobrindo 98,7% do território estadual.