Saúde alerta para importância da vacinação contra a gripe, especialmente para romeiros do Divino Pai Eterno
A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), por meio da Superintendência de Vigilância em Saúde, emitiu um alerta sobre a importância da vacinação contra a gripe, especialmente para os romeiros que participarão da Festa do Divino Pai Eterno em Trindade. Com a cobertura vacinal em Goiás ainda abaixo do ideal, a vacina está disponível em todos os 246 municípios.
Segundo o secretário estadual da Saúde, Rasível Santos, a cobertura vacinal no estado atingiu apenas 44,91%, bem abaixo da meta de 90% estabelecida pelo Ministério da Saúde. “Goiânia e Aparecida de Goiânia apresentam índices ainda mais preocupantes, com 44,22% e 56,69%, respectivamente”, afirmou o secretário.
A gripe segue um padrão sazonal em Goiás, com picos no outono e no final do ano, facilitados pelas variações climáticas que favorecem a circulação do vírus. “A vacina é o meio mais eficaz de proteção. O risco é muito grande para quem não está imunizado”, reforçou Santos.
Prevenção e dados de internações
A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza em 2024 começou em 25 de março, inicialmente focada nos grupos prioritários, e foi estendida para toda a população acima de 6 meses a partir de 30 de abril. Dados do Painel de Notificações da SES-GO revelam que, até 17 de outubro, foram registradas 6.044 internações por Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag), resultando em 595 óbitos, com 15% dos casos causados pela influenza.
A Superintendente de Vigilância em Saúde, Flúvia Amorim, enfatizou a importância de evitar o contato com outras pessoas em caso de sintomas gripais e tomar medidas preventivas, como o uso de máscaras e higienização das mãos, para reduzir a transmissão do vírus.