Hospital Regional de Santa Maria oferece fisioterapia pélvica para gestantes de alto risco
O Hospital Regional de Santa Maria (HRSM) disponibiliza o serviço de fisioterapia pélvica para gestantes de alto risco que fazem o pré-natal na unidade. O tratamento é indicado mediante encaminhamento médico e visa proporcionar bem-estar e alívio das mudanças corporais que ocorrem durante a gestação.
Atualmente, dez gestantes são atendidas semanalmente pelas fisioterapeutas Marianna D’Alessandro e Michelle Duarte, especialistas em Saúde da Mulher. As sessões ocorrem às terças e quintas-feiras, no período da tarde, no ambulatório de Fisioterapia do HRSM. Há planos de expansão do serviço para atender a crescente demanda.
A fisioterapia pélvica auxilia na redução de dores, inchaço, prevenção de disfunções do assoalho pélvico e preparação para o parto, segundo a fisioterapeuta Marianna D’Alessandro. As gestantes são acompanhadas até o nascimento do bebê, sendo interrompido o tratamento em casos de contraindicações médicas, como trabalho de parto prematuro ou sangramentos.
A assistente administrativa Laís Moura, 30, grávida de 30 semanas, relatou melhoras significativas em seu dia a dia após um mês e meio de fisioterapia. “Os exercícios me ajudam a respirar melhor, reduzem a dor pélvica e o inchaço, além de me deixar mais ativa”, comenta.
De acordo com Michelle Duarte, as sessões são personalizadas conforme as necessidades e período gestacional da paciente. Os exercícios incluem alívio de dores, fortalecimento do assoalho pélvico e preparação para o parto, aumentando a confiança das gestantes e melhorando a experiência do parto.
O serviço está disponível no HRSM desde abril de 2023.