Reeducandos confeccionam abafadores para o Corpo de Bombeiros de Goiás
Reeducandos da Unidade Prisional Regional de Itaberaí estão contribuindo para o combate aos incêndios em Goiás ao confeccionar abafadores para o Corpo de Bombeiros Militar do estado. Na última sexta-feira (13/09), a 17ª Companhia Independente de Bombeiros Militares (CIBM) recebeu o primeiro lote de 50 abafadores, com previsão de entrega de um segundo lote na próxima semana.
Os abafadores são ferramentas essenciais no combate a incêndios em áreas de pastagem, florestas e terrenos baldios. A produção dos equipamentos é possível graças à doação de materiais realizada por comerciantes locais e uma indústria da cidade. No ano passado, a unidade prisional entregou 300 abafadores aos bombeiros, e a expectativa é repetir esse número em 2024.
Cada abafador tem um valor estimado de R$ 130, o que torna o lote de 50 unidades avaliado em R$ 6,5 mil. Quatro reeducandos participam da fabricação dos equipamentos e, em contrapartida, têm direito à remição de pena – a cada três dias de trabalho, um dia a menos na sentença a cumprir.
A produção ganha relevância em meio à seca que afeta Goiás, onde não chove há mais de quatro meses. Apenas no feriado de 7 de setembro, foram registrados 40 focos de incêndio simultâneos em diferentes regiões do estado.