Municípios do Entorno aderem ao projeto “Virada Ambiental” e vão plantar 13 mil mudas de árvores nativas

Com o apoio da Secretaria de Estado do Entorno do Distrito Federal (SEDF-GO) e da Universidade Federal de Goiás (UFG), os municípios da Região Metropolitana do Entorno (RME) vão participar do projeto “Virada Ambiental”, que tem como objetivo promover o reflorestamento e a preservação ambiental. A ação prevê o plantio de 13 mil mudas de árvores nativas do Cerrado no dia 22 de novembro de 2024.

A secretária da SEDF-GO, Caroline Fleury, destacou a importância da iniciativa para combater a degradação ambiental em uma região que vem crescendo rapidamente nos últimos anos. “Queremos mudar o rumo da degradação ambiental nessa região e a parceria com a UFG, que tem expertise na área, é essencial para isso”, afirmou.

O projeto “Virada Ambiental”, coordenado pela UFG, já plantou mais de 1,5 milhão de mudas em 17 estados brasileiros, no Distrito Federal, e também em outros países, como Chile, Portugal e Espanha. O professor Emiliano Godoi, coordenador do projeto, ressaltou a relevância da expansão para o Entorno, onde o rápido desenvolvimento econômico pode colocar em risco a preservação ambiental. “A plantação de mil mudas por município ajuda na infiltração da água, redução da erosão, melhoria da umidade e redução de poluentes gasosos”, explicou.

O plantio das mudas, que terá início em Padre Bernardo, será feito em áreas selecionadas com base em estudos das secretarias municipais de Meio Ambiente, da Emater e da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento de Goiás (Semad), visando maximizar os benefícios para o ecossistema local.

A iniciativa busca melhorar a qualidade do ar, proteger o solo e promover a recuperação de áreas degradadas, alinhando crescimento urbano com a preservação do Cerrado.