Goiás Registra Crescimento de 124% nos Leitos de UTI e Enfermaria em Cinco Anos

A Secretaria da Saúde de Goiás (SES-GO) tem promovido importantes avanços na assistência à saúde no estado, resultando em um aumento expressivo de 124% no número de leitos de UTI e enfermaria nos últimos cinco anos. Em 2018, Goiás contava com 1.635 leitos de internação, distribuídos entre unidades de terapia intensiva (UTI) e enfermarias, tanto da rede própria quanto contratualizada. Em 2024, esse número saltou para 3.673 leitos.

Expansão dos Leitos Pediátricos e Neonatais

A expansão inclui um foco especial na ampliação de leitos pediátricos e neonatais, áreas que há tempos apresentavam demandas significativas. Desde 2019, o número de leitos de UTI neonatal da rede própria saltou de 8 para 39, representando um aumento de quase 400%. Os leitos de UTI pediátrica também dobraram, passando de 42 para 84 no mesmo período, um crescimento de 100%.

Além dos avanços em leitos próprios, a SES-GO contratualizou outros em unidades de saúde espalhadas pelo estado, abrangendo municípios como Catalão, Rio Verde e Anápolis. Por exemplo, o número de leitos de UTI pediátrica contratualizados este ano foi de 13, totalizando 97 quando somados aos da rede própria. A contratualização de leitos de UTI neonatal chegou a 18, somando 57 com os da rede estadual.

Gestão e Prioridades na Saúde

O governador Ronaldo Caiado destacou o compromisso do governo estadual em garantir assistência à saúde de excelência para todas as faixas etárias. “A regionalização da atenção à saúde pública é uma realidade em Goiás, garantindo serviços de qualidade em todas as áreas e idades. Isso é fruto de uma gestão séria e focada no bem-estar da população”, afirmou.

Hecad e Novos Hospitais

Desde 2019, a gestão estadual priorizou o funcionamento do Hospital Materno Infantil (HMI), que enfrentava sérios problemas de insumos e infraestrutura. Após a pandemia, o Hospital Estadual da Criança e do Adolescente (Hecad) foi inaugurado, suprindo uma necessidade crítica por leitos pediátricos especializados no estado.

O secretário da Saúde de Goiás, Rasível Santos, anunciou que a oferta de leitos infantis deverá aumentar ainda mais com as inaugurações previstas para este ano. Entre os destaques está o Hospital Estadual Ronaldo Ramos Caiado Filho (Heal), em Águas Lindas de Goiás, que contará com 164 leitos, incluindo 40 de UTI. A unidade, que estará em pleno funcionamento em setembro, terá 10 leitos de UTI pediátrica, 10 de UTI neonatal e diversos outros leitos especializados para cuidados infantis.

Novas Unidades de Saúde

Além disso, o Complexo Oncológico de Referência do Estado de Goiás (Cora), cuja ala infantojuvenil deverá estar em funcionamento no início de 2025, contará com 148 leitos, sendo 6 de UTI pediátrica e 5 de UTI para Transplante de Medula Óssea (TMO) pediátrica.

A SES-GO também participou da inauguração da UTI Pediátrica do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás (HC-UFG) em Goiânia, que agora dispõe de 10 leitos pediátricos. A secretaria está em fase avançada de negociações para assumir a regulação desses leitos, o que permitirá uma gestão mais centralizada e eficiente.