Alunos de colégios militares recebem cartões do Bolsa Uniforme

O governador Ronaldo Caiado e a primeira-dama Gracinha Caiado, coordenadora do Goiás Social, lançaram oficialmente nesta segunda-feira (26/08) o programa Bolsa Uniforme. A iniciativa, parte do Goiás Social, assegura a entrega de R$ 970 a mais de 75 mil alunos dos Colégios Estaduais da Polícia Militar de Goiás (CEPMGs) para a compra dos uniformes exigidos pelas unidades. O evento de lançamento ocorreu no Centro Cultural Oscar Niemeyer, em Goiânia, e contou com a presença de familiares, estudantes e representantes da Polícia Militar de Goiás.

Investimento no programa

O Governo de Goiás está investindo R$ 75,6 milhões na iniciativa, com recursos provenientes do Fundo de Proteção Social (Protege). Segundo o governador Ronaldo Caiado, o programa Bolsa Uniforme alivia o orçamento das famílias, eliminando a necessidade de gastos com vestuário escolar.

“Não se pode de maneira nenhuma admitir que crianças e jovens sejam limitados por questões financeiras. Cabe ao Estado financiar e contribuir para a educação”, afirmou Caiado, destacando que Goiás tem se tornado uma referência nacional em educação, ocupando o primeiro lugar no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

Fortalecimento da educação

Caiado ressaltou que o sucesso da educação em Goiás não se deve apenas ao investimento em infraestrutura e pedagogia, mas também à garantia de itens básicos para os alunos, como uniformes e material escolar. “Goiás está dando condições para vocês estarem uniformizados, com material didático, laboratório de física, química, biologia e informática, para vocês serem os melhores alunos do país”, enfatizou.

Gracinha Caiado, por sua vez, afirmou que a inclusão dos alunos dos colégios militares no Bolsa Uniforme é um passo importante para assegurar que todos os estudantes tenham acesso igualitário à educação. “Já fizemos com todos os mais de 500 mil alunos da rede pública e, agora, os alunos dos nossos colégios militares também podem contar com o uniforme completo”, disse.

Funcionamento do Bolsa Uniforme

O programa permite que pais e responsáveis adquiram os uniformes em lojas credenciadas na Agência de Fomento de Goiás (GoiásFomento), seguindo a padronagem exigida pelas instituições de ensino militarizadas. O fardamento inclui uma série de peças, como camisas, calças, sapatos, agasalhos e acessórios, garantindo que os alunos estejam adequadamente equipados para suas atividades escolares.

Reconhecimento e impacto

A iniciativa foi bem recebida por pais e alunos. Fabiane Carvalho Freitas, mãe de dois estudantes, elogiou o programa, destacando a importância do apoio educacional fornecido pelo Estado. “Tudo isso compõe uma rede de apoio educacional que salta aos olhos do país. Agradeço o compromisso com a educação. Há de servir de inspiração aos demais estados”, afirmou.

O vice-governador Daniel Vilela destacou o empenho da primeira-dama Gracinha Caiado na implementação do programa e elogiou a liderança do governador Caiado em tornar a educação uma prioridade em Goiás. “Estamos construindo um estado muito melhor para os goianos em todas as áreas, e isso inclui certamente a oferta de uma boa formação educacional para as nossas crianças e jovens”, declarou.

Atualmente, Goiás conta com 82 unidades do Colégio Estadual da Polícia Militar, distribuídas em 61 municípios. Essas escolas têm se destacado em avaliações nacionais, como o Enem e o Ideb, reforçando o compromisso do estado com a excelência educacional.

4o