Frota do BRT Sul é Renovada com Dez Novos Ônibus Articulados

A frota de ônibus do sistema de transporte público do Distrito Federal continua a ser renovada desde 2019, com o objetivo de garantir que os veículos não ultrapassem o prazo de sete ou dez anos em operação. Nesta quinta-feira (20), dez novos ônibus articulados começaram a operar no BRT Sul, sendo sete para as linhas de Santa Maria e três para os passageiros do Gama. Estes novos coletivos zero-quilômetro fazem parte do processo contínuo de renovação da frota, substituindo veículos da mesma tecnologia já existentes no sistema.

Os novos ônibus são parte dos 195 veículos adquiridos pela Viação Pioneira para renovação e ampliação da frota. Todos estão equipados com tecnologia Euro 6, que é menos poluente e oferece avanços tecnológicos em segurança e conforto.

“Podemos afirmar que temos a frota mais nova de todo o Brasil. São veículos com idade média de três anos e meio, proporcionando mais conforto e segurança para os passageiros”, destaca Zeno Gonçalves, secretário de Transporte e Mobilidade.

Desde 2019, a renovação da frota de ônibus do Distrito Federal visa assegurar que os veículos não ultrapassem o prazo de sete anos, ou dez anos no caso dos articulados e padrons, atendendo assim ao aumento da demanda por transporte público nas áreas em expansão como São Sebastião, Itapoã Parque e Paranoá.

Todo o processo de renovação está previsto em contrato e não impacta o valor pago pelo usuário na passagem.

O BRT Sul, que atende Gama e Santa Maria, possui 19 linhas que realizam um total de 36.162 viagens, com 866 viagens aos sábados e 358 aos domingos. No total, são 171 ônibus, sendo 61 articulados e 110 padrons, transportando mais de 70 mil pessoas por dia útil.