Procon-GO orienta população a evitar endividamento
Com a chegada do 13º salário e as celebrações de fim de ano, é comum que os consumidores aumentem seus gastos com presentes, festividades e produtos relacionados. Além disso, somam-se a essas despesas os custos com férias e compromissos anuais, como a renovação de matrículas, a compra de materiais escolares e os pagamentos de IPVA e IPTU.
Com o objetivo de iniciar o novo ano sem acumular dívidas, o Procon Goiás fornece uma série de orientações. A principal recomendação é o planejamento financeiro, no qual o consumidor deve conhecer sua renda, antecipar os maiores gastos de fim de ano e analisar a necessidade de determinadas compras.
“Este período muitas vezes se torna um convite ao consumismo desenfreado. Nossa sugestão é: ao se deparar com algo interessante que deseja comprar, saia da loja, vá para casa e reflita. Analise se é um produto realmente necessário, se o preço é justo e, principalmente, se está dentro do seu orçamento”, enfatiza o superintendente do Procon Goiás, Levy Rafael Cornélio.
No que diz respeito ao uso do cartão de crédito, ao adquirir presentes para toda a família, a orientação é pesquisar preços em diversos estabelecimentos, tanto físicos quanto online, para avaliar as melhores ofertas. Recomenda-se consultar preços em, pelo menos, três lugares diferentes, levando em consideração a variação de preços e os custos de frete ou deslocamento, o que pode resultar em economia significativa.
O superintendente do Procon Goiás também alerta sobre o uso do cartão de crédito, destacando que, de acordo com uma pesquisa recente do Instituto Locomotiva, o cartão é a principal causa de endividamento para 60% das pessoas inadimplentes. “O cartão muitas vezes é a solução para adquirir algo que não pode ser comprado no momento, mas parcelar pode resultar em dívidas no início do ano, com alto risco de não conseguir pagá-las”, adverte Levy Rafael.
Quanto ao recebimento do 13º salário, o Procon Goiás sugere que seja dada prioridade ao pagamento de dívidas, utilizando esse dinheiro como aliado para organizar as finanças e começar o ano com mais tranquilidade. A recomendação é quitar boletos atrasados, priorizando aqueles com juros mais elevados, e, se necessário, negociar com os credores para obter descontos.
Vale ressaltar que o início do ano traz consigo algumas despesas sazonais, como o pagamento de impostos como IPTU e IPVA. Para quem tem filhos, é necessário considerar despesas com matrícula, uniformes, material escolar e transporte. Caso não seja necessário saldar dívidas, o 13º salário pode ser utilizado para antecipar esses pagamentos de janeiro.
Para os consumidores superendividados que necessitam de ajuda, o Procon Goiás disponibiliza o Núcleo de Apoio e Atendimento aos Superendividados. Este núcleo realiza audiências de conciliação entre consumidores e credores, buscando a repactuação das dívidas mantendo o mínimo existencial. Os consumidores em situação de superendividamento devem procurar a sede do Procon Goiás, apresentando documentos pessoais, comprovante de renda individual e familiar, além do demonstrativo das dívidas.
Em caso de necessidade de contato com o Núcleo de Atendimento ao Superendividados, o telefone é (62) 3201-2891. O consumidor também pode buscar atendimento presencial na sede do Procon Goiás, localizada na Rua 8, esquina com Rua 3, no Centro de Goiânia.
Redação REC TV