Governo reabre inscrições do Aluguel Social em 47 municípios

A Agência Goiana de Habitação (Agehab) anunciou a reabertura das inscrições para o programa “Pra Ter Onde Morar – Aluguel Social” em 47 municípios, visando fornecer assistência habitacional para famílias em situação de vulnerabilidade. As inscrições já estão abertas e não possuem um prazo determinado para encerramento.

A lista de municípios que terão as inscrições reabertas inclui cidades importantes como Goiânia, Aparecida e Águas Lindas. Podem se inscrever famílias que ainda não foram beneficiadas pelo programa, desde que atendam aos critérios estabelecidos.

O presidente da Agehab, Alexandre Baldy, aconselhou que as famílias leiam atentamente o edital antes de efetuarem as inscrições, uma vez que os requisitos continuam os mesmos. Ele enfatizou que para ser elegível ao programa, a família que mora de aluguel deve ter um Cadastro Único (CadÚnico) atualizado, residir no município há pelo menos três anos e não possuir imóvel próprio. Além desses critérios, a família precisa atender a pelo menos um dos requisitos específicos.

O Aluguel Social foi criado no final de 2021 e beneficia atualmente cerca de 40 mil famílias. O programa foi uma resposta à crise provocada pela pandemia de COVID-19, que resultou na perda de moradia de muitas pessoas. O secretário estadual da Infraestrutura, Pedro Sales, destacou a sensibilidade do governador Ronaldo Caiado em relação aos prejuízos causados pela pandemia, que motivou a criação do programa.

O benefício mensal, no valor de R$ 350, deve ser usado exclusivamente para cobrir os custos de locação de imóveis e é concedido por 18 meses. Os candidatos selecionados deverão apresentar documentação que comprove que atendem aos requisitos do programa quando convocados.

Além dos requisitos gerais, há critérios específicos que tornam uma família elegível para receber o Aluguel Social. Isso inclui situações de superendividamento, moradia improvisada, nome negativado nos órgãos de proteção ao crédito (SPC/Serasa), vítimas de violência doméstica, idosos, pessoas com deficiência, famílias compostas apenas por um dos pais, inscrição em programas habitacionais sem ter sido contemplado, cadastro em programas sociais do Estado de Goiás, bolsistas do Probem ou estudantes da UEG.

As inscrições podem ser feitas no site da Agehab, disponível em www.goias.gov.br/agehab, e permanecerão abertas por tempo indeterminado, oferecendo a oportunidade para famílias em dificuldades garantirem assistência habitacional e um local seguro para morar.

Municípios com inscrições reabertas para o Aluguel Social:

  1. Abadia de Goiás
  2. Águas Lindas de Goiás
  3. Alto Paraíso de Goiás
  4. Anápolis
  5. Aparecida de Goiânia
  6. Aragoiânia
  7. Caldas Novas
  8. Caldazinha
  9. Catalão
  10. Cavalcante
  11. Ceres
  12. Cidade Ocidental
  13. Colinas do Sul
  14. Divinópolis de Goiás
  15. Flores de Goiás
  16. Formosa
  17. Formoso
  18. Goianésia
  19. Goiânia
  20. Guarani de Goiás
  21. Hidrolândia
  22. Iaciara
  23. Inhumas
  24. Itumbiara
  25. Jaraguá
  26. Jataí
  27. Luziânia
  28. Mineiros
  29. Monte Alegre de Goiás
  30. Morrinhos
  31. Nerópolis
  32. Niquelândia
  33. Nova América
  34. Nova Roma
  35. Novo Gama
  36. Palmeiras de Goiás
  37. Planaltina
  38. Rialma
  39. Santo Antônio do Descoberto
  40. São Domingos
  41. São João D’Aliança
  42. São Miguel do Araguaia
  43. Senador Canedo
  44. Teresina de Goiás
  45. Trindade
  46. Uruaçu
  47. Valparaíso de Goiás