Governo de Goiás convoca população para vacinar cães e gatos contra a raiva

O Governo de Goiás, através da Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO), convoca a população goiana a participar da Campanha de Vacinação contra a Raiva Animal 2023. No próximo sábado, dia 23, diversos municípios, incluindo Goiânia, Aparecida de Goiânia, Anápolis, Rio Verde, Caldas Novas, Cidade Ocidental, Cristalina, Novo Gama e Valparaíso, estarão realizando mutirões de imunização. A campanha teve início em agosto, com a vacinação de animais na zona rural, e seguirá até o dia 31 de outubro.

Em Goiás, a estimativa é que existam cerca de 1.250.000 cães e gatos, e a meta é vacinar 80% desse total, de acordo com as diretrizes estabelecidas pelo Ministério da Saúde. Os municípios têm a responsabilidade de definir as estratégias para a campanha, incluindo datas e horários. Em Goiânia, os residentes com mais de cinco animais podem agendar a vacinação, e alguns municípios disponibilizam postos fixos que funcionam durante a semana.

O objetivo principal da campanha de vacinação é prevenir a raiva em seres humanos. “Isso é alcançado controlando a doença em cães e gatos, que são os principais transmissores da doença e estão em contato mais próximo com as pessoas. A vacinação antirrábica ainda é a única maneira de prevenir a raiva nesses animais”, destaca Fabrício Augusto de Sousa, coordenador Estadual de Zoonoses e médico veterinário.

Em Goiás, o último registro de raiva humana transmitida pela variante 2 (canina) ocorreu em 2001, e o último caso de raiva canina foi registrado em 2002. Portanto, há mais de 20 anos não há casos de raiva humana ou canina transmitidos pela variante dos cães no estado. Os últimos casos de raiva registrados em Goiás foram transmitidos pela variante de morcegos.

No entanto, as taxas de cobertura vacinal contra a raiva têm apresentado queda nos últimos anos, com médias de 67,04% em 2020, 68,04% em 2021 e 71,92% em 2022. O médico veterinário observa que essa redução pode estar relacionada às medidas de distanciamento social durante a pandemia de Covid-19.

Além da campanha de vacinação, a Coordenação de Zoonoses da Gerência de Vigilância Epidemiológica de Doenças Transmissíveis da Superintendência de Vigilância em Saúde (Suvisa/SES-GO) atua rotineiramente no atendimento de pessoas expostas ao risco de raiva, monitorando notificações e distribuindo imunobiológicos (vacinas e soros). A pasta também realiza o diagnóstico de animais suspeitos de raiva para monitorar a circulação do vírus, bloqueando focos em casos de raiva animal e promovendo ações contínuas de educação e promoção da saúde.

A raiva é uma doença infecciosa viral aguda, causada pelo vírus do gênero Lyssavirus, com uma taxa de letalidade próxima a 100%. Ela pode ser transmitida ao ser humano por meio de mordedura, lambedura ou arranhadura de animais contaminados. Além de cães e gatos, bovinos, equinos, suínos, macacos, morcegos e animais silvestres também podem transmitir a raiva. Os animais suspeitos de portar a doença apresentam sintomas como salivação excessiva, paralisia, falta de apetite, hidrofobia, fotofobia, dilatação das pupilas e alterações comportamentais, como agressividade, autoagressão, fadiga e reclusão em locais escuros.

Para mais informações sobre a vacinação em Valparaíso de Goiás, acesse o seguinte link: [Inserir link do Instagram].

Para informações sobre a vacinação em Cristalina, entre em contato pelo telefone (61) 3612-2525.

Em Cidade Ocidental, obtenha informações através do número (62) 3625-1322 (ligação e WhatsApp).

Para informações sobre a vacinação em Novo Gama, ligue para (61) 3628-1008.