Falso advogado é preso durante assembleia de condomínio em Valparaíso de Goiás
Danillo Luiz Silva Ramos, de 31 anos, foi preso em flagrante na noite da última terça-feira (9/5) durante uma assembleia do condomínio no Residencial Bouganville II, em Valparaíso de Goiás, Entorno do DF. Ele foi indiciado pelos crimes de falsa identidade e contravenção penal.
Danillo se apresentou como advogado de um candidato ao cargo de síndico, mas foi descoberto após membros da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) solicitarem a identificação jurídica de todos os presentes. Ele foi o único a não apresentar a carteira da OAB e, em depoimento, negou ter se identificado como advogado, alegando que trabalha como assessor jurídico da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) há mais de três anos.
Porém, em imagens capturadas por câmeras de segurança, é possível ver Danillo sendo conduzido à delegacia pela PMGO e pela OAB. Ele só possui um registro de estagiário no Cadastro Nacional de Advogados (CNA), o qual está cancelado. Segundo o presidente da Comissão de Segurança Pública da Subseção de Valparaíso de Goiás, Suenilson Saulnier de Pierrelevée Sá, Danillo encerrou o período de estágio em 2019 durante uma diligência para apurar uma denúncia de exercício ilegal da profissão de advogado.
Apesar de afirmar que exerce a função de assessor jurídico da PMDF, em cargo comissionado vinculado ao Governo do DF, Danillo se enquadra como exercendo ilegalmente a profissão de advogado, já que tal função é privativa da advocacia conforme prevê a Lei Federal 8.906/94, do Estatuto da Advocacia.
Alô Valparaíso/* Com as informações do Metrópoles/Foto: Reprodução