Varíola dos macacos: municípios de Valparaíso e Luziânia tem casos suspeitos para o vírus
A Secretaria Estadual de Saúde do estado de Goiás divulgou dados atualizados nesta quarta-feira (27), de que no estado tem 32 casos suspeitos para a varíola dos macacos, onde os municípios de Luziânia e Valparaíso estão entre as cidades suspeitas com o vírus.
O primeiro caso foi registrado no estado de Goiás entre a terceira e última semana do mês de junho, na capital goiana, mas os níveis de contágio do vírus chegaram a 12 contaminados entre junho e julho segundo a superintendência de Vigilância Sanitária.
Os casos que são suspeitos, tanto no estado de Goiás, quanto em outras regiões do Brasil, são levados para a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), para serem confirmados ou descartados. A UFRJ é o único lugar no país a analisar os casos.
Em Goiânia e Aparecida há a maior concentração de contaminados. Na capital são nove casos confirmados e 22 em investigações, os demais registros suspeitos estão divididos em Itaberaí, Trindade, Formosa, Valparaíso, Luziânia, com um caso em cada município.
Doença
A doença pode causar febre, dor no corpo, o aparecimento de gânglios e lesões, que podem surgir no rosto ou em outras regiões e se espalhar rapidamente para os pés e mãos. O período dos sintomas podem durar de uma a duas semanas, depois desse período as feridas começam a desaparecer. A transmissão do vírus pode ser de forma direta ou indireta.
Recomendação
As formas de se prevenir contra a doença são as mesmas usadas na pandemia de Covid-19, como: uso de máscara, distanciamento social e em casos suspeitos a recomendação é que o paciente se isole.
REC TV – Maurílio Andrade