H3N2: Ministério da Saúde investiga aumento de casos da gripe em Goiás

Médicos do Ministério da Saúde foram enviados, na última terça-feira (21), a Rio Verde, no sudoeste de Goiás, para realização de força-tarefa destinada a investigar o aumento de casos da variante H3N2 do vírus da gripe influenza A. A pasta confirmou que a equipe vai levantar informações e verificar se existe ou não a ocorrência de surto.

O secretário de Saúde de Goiás, Ismael Alexandrino, disse  que Rio Verde tem 14 dos 32 casos de H3N2 confirmados no estado. Goiânia, que tem 10 casos identificados, é a segunda cidade goiana com maior número absoluto de contaminações constatadas da variante, que está se alastrando em várias partes do país.

O Ministério da Saúde confirmou, em nota, que enviará três epidemiologistas de campo para a investigação do aumento de casos de H3N2 em Rio Verde. Segundo a pasta, houve solicitação de ajuda por parte do estado e do município.

Apoio

“Os técnicos irão apoiar na descrição dos casos e reforçar recomendações de prevenção e controle junto às autoridades sanitárias locais. A proposta é levantar informações sobre os casos e verificar se existe ou não a ocorrência de surto. O prazo para a investigação dependerá das informações disponíveis”, disse a nota.

O secretário de Saúde afirmou que pediu ajuda ao Ministério da Saúde por ser um procedimento comum que envolve o Sistema Único de Saúde (SUS). “Isso é práxis. O SUS é tripartite. Sempre que há casos de variantes inéditas, reúnem-se as vigilâncias epidemiológicas municipais, estadual e federal”, explicou ele.

Ismael ressaltou que a situação de Rio Verde é preocupante por ter o maior número de casos, em Goiás. “Pelo ineditismo, por ser o primeiro, e, proporcionalmente, mais [casos]. H3N2 começou este ano na Austrália. Goiás tem 32 casos, sendo 14 em Rio Verde. E as 32 pessoas estão clinicamente bem, e nenhuma, internada”, afirmou.

Alerta

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-GO) emitiu, no domingo (19), um alerta sobre os casos de H3N2 registrados em municípios goianos. No informativo, a pasta chamou a atenção para os surtos já registrados em outros estados, o alto nível de transmissão da doença, os sintomas e a quantidade de casos já confirmados no estado.

Além de Rio Verde e Goiânia, também há casos confirmados nos municípios de Trindade, Porangatu, Catalão, Caçu, Aparecida de Goiânia e Anápolis.

As recomendações para a prevenção do contágio são semelhantes às tomadas contra o coronavírus: uso de máscara, higienização das mãos e vacinação contra a gripe.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *