Professora de Cmei é a 1ª vacinada contra Covid em Goiás no grupo de profissionais da educação: ‘Momento de alívio’
A professora Keila Cristina Borges Lopes Ferreira, de 41 anos, foi a primeira a se vacinar contra a Covid-19 em Goiás dentro do grupo de profissionais da educação. Ela trabalha em um Cmei de Anápolis, a 55 km de Goiânia. A cidade foi a primeira a começar a imunizar a categoria dentro dos grupos prioritários.
“Foi um momento de alívio. Estou com saudade da sala de aula, dar aula em casa não tem graça”, disse.
Além de Anápolis, Rio Verde, no sudoeste de Goiás, também começou a vacinar profissionais da saúde nesta terça-feira. A imunização começou às 11h.
Keila foi vacinada na manhã desta terça-feira (18). Ela teve Covid-19 em agosto de 2020, mas não precisou ser internada. Muitos familiares também já tiveram a doença, mas nenhum deles morreu.
“É uma emoção grande, porque tive a graça de sobreviver à doença, mas muitos não tiveram a oportunidade de se vacinar, muitos morreram”, completou.
Keila espera que seu exemplo também possa motivar outros colegas a se vacinarem, não terem medo de qualquer reação adversa.
A previsão é que a cidade imuniza 6 mil profissionais da educação básica, tanto em instituições públicas quanto privadas. No plano de imunização, os professores deveriam ser imunizados depois dos moradores de rua e detentos.
A Secretaria Municipal de Saúde informou que todas as pessoas dessa fase serão imunizadas. “O que nós vamos fazer é simplesmente inverter um pouco, colocar os professores de ensino infantil e fundamental, professores auxiliares, por entendermos que esse grupo é importante nesse momento para retomarmos a educação no nosso estado e município”, disse o secretário Júlio César Spíndola.
Com a vacinação dos profissionais de educação, a prefeitura planeja um retorno não obrigatório das aulas presenciais em agosto.