Goiás recebe mais 131,8 mil doses de vacina contra Covid nesta sexta-feira
Goiás recebeu, na madrugada desta sexta-feira (14/5), mais 131,8 mil doses de vacina contra a Covid-19. De acordo com o Governo de Goiás, nesta remessa, 69.600 são da Coronavac, fabricada pelo Instituto Butantan, e 62.250 da AstraZeneca, produzida pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).
Gestantes e puérperas
Após uma orientação do Ministério da Saúde, a Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) suspendeu a vacinação contra a Covid-19 em grávidas sem comorbidades. A imunização em gestantes e puérperas com doenças preexistentes segue normalmente, no entanto, apenas com as vacinas Coronavac e Pfizer.
A determinação vale até que sejam concluídas as análises da morte de uma gestante de 35 anos, em decorrência de um acidente vascular cerebral (AVC), que pode ter ligação com o uso da vacina do consórcio Oxford/AstraZeneca, produzida pela Fundação Oswaldo Cruz (FioCruz).
Vacinados
Conforme painel on-line da Secretaria de Saúde de Goiás (SES), o percentual de vacinados com a primeira dose, já ultrapassa os 15%, com 1.115.197 pessoas. Já em relação a segunda dose, os vacinados são 560.724, o que representa 7,99% da população goiana.
Atualmente, Goiás mantém a vacinação de idosos acima dos 60 anos, profissionais da saúde e pessoas com comorbidades da Fase 1.
Se enquadram no grupo com doenças preexistentes: pessoas com Síndrome de Down com 18 anos ou mais; pessoas com doença renal crônica em terapia de substituição renal (diálise) com 18 anos ou mais; gestantes e puérperas com comorbidades com 18 anos ou mais; pessoas com as comorbidades definidas no Plano Nacional de Imunização de 55 a 59 anos; e pessoas com deficiência cadastradas no Programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC).
Para a vacinação do grupo com comorbidades é necessária apresentação do formulário padrão com a comprovação da doença pré-existente.
Fonte: Metrópoles