Polícia encerra festa clandestina no DF com 100 jovens e compartilhamento de narguilé

A Polícia Militar do Distrito Federal encerrou uma festa clandestina que reunia cerca de 100 jovens na madrugada desta sexta-feira (16), no Pistão Sul, em Taguatinga . A fiscalização encontrou objetos como narguilé – espécie de “cachimbo de água” utilizado para fumar – sendo compartilhados entre os presentes.

A ação ocorreu na mesma noite em que a capital alcançou a marca de mais de 7 mil mortes por Covid-19. De acordo com o monitoramento da Secretaria de Saúde, o número de internações em unidades de terapia intensiva (UTI) é 15% maior entre jovens e adultos em relação a idosos.

O estabelecimento foi multado em R$ 20 mil por descumprimento de medida sanitária e ficará interditado por 60 dias. Alguns convidados também receberam multa de R$ 2 mil.

Fiscalização no DF

De acordo com o DF Legal, desde o início início das fiscalizações por razão da pandemia, em 23 de março de 2020, 2.650 estabelecimentos foram interditados na capital e 1.335 multas foram aplicadas. Os protocolos sanitários observados pelo órgão são:

  • aferição de temperatura na entrada do estabelecimento
  • oferta de álcool gel para todos os clientes e funcionários
  • obrigatoriedade do uso de máscaras
  • proibição de circular sem essa proteção
  • proibição de dança nos locais onde haja música

O DF Legal também aplicou 143 multas por descumprimento do toque de recolher, determinado pelo governador Ibaneis Rocha (MDB), em 8 de março deste ano. Nesta operação, em conjunto com a PMDF, o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) e a Polícia Civil (PCDF), 60 multas foram aplicadas pelo não uso de máscaras.

Covid-19 no DF

O último boletim da Secretaria de Saúde, divulgado nesta quinta-feira (15), registrou 7.049 mortes por Covid-19. São 363.344 pessoas infectadas.

A taxa de ocupação de leitos de UTI na rede pública de saúde é de 95,6%, na manhã desta sexta-feira (16). Até as 8h, havia 231 pacientes à espera de um leito. Desses, 164 eram casos de Covid-19.

Fonte: G1 DF

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *