IPVA 2025: Contribuintes de Goiás têm até 15 de janeiro para garantir desconto de 8%
O calendário de pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) para 2025 foi divulgado nesta quinta-feira (19/12) pela Secretaria da Economia de Goiás. A data limite para os proprietários de veículos garantirem o desconto de 8% na parcela única é 15 de janeiro. A mesma data é válida para aqueles que optarem pelo parcelamento.
Segundo o gerente de IPVA, o auditor fiscal Jorge Arêas, o desconto oferecido é maior do que o de 2023, que foi de 7%. Outra novidade é a padronização das datas de pagamento, agora sempre no dia 15 de cada mês, para facilitar a memorização por parte dos contribuintes. Caso o dia 15 caia em um fim de semana, o pagamento poderá ser feito no primeiro dia útil seguinte.
Parcelamento e Calendário
Para veículos com placas de finais 1 e 2, o imposto poderá ser parcelado em até nove vezes. Já para veículos com placas terminadas em 3 a 0, o pagamento poderá ser dividido em até dez parcelas. A diferenciação se deve ao prazo estabelecido pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) para a renovação do licenciamento anual, que ocorre em setembro para placas 1 e 2.
O calendário completo está disponível no site da Secretaria da Economia e no Diário Oficial do Estado (DOE).
Valores e Reduções
Os valores do IPVA em 2025 terão poucas variações em relação ao ano anterior, já que a tabela FIPE registrou uma redução média de 0,35% nos preços dos veículos usados. A variação depende do tipo de veículo:
- Camionetas e utilitários: redução média de 3,38%.
- Automóveis: redução de 1,76%.
- Caminhões: reajuste de 3,81%.
Isenções e Descontos
Cerca de 12 mil Pessoas com Deficiência (PCD) estão isentas do pagamento do imposto. Veículos com mais de 15 anos de fabricação também são isentos, totalizando cerca de 2,5 milhões de unidades.
Além disso, há redução de 50% para veículos populares, como automóveis de até mil cilindradas e motocicletas de até 125 cc. Participantes do Programa Nota Fiscal Goiana podem obter descontos adicionais de 5% a 10%. Com isso, a frota tributável em Goiás é de aproximadamente 2 milhões de veículos.