Governo de Goiás avança na modernização do transporte coletivo com entrega de 46 novos ônibus
O Governo de Goiás deu mais um passo na renovação da frota de transporte coletivo da Região Metropolitana de Goiânia com a entrega de 46 novos ônibus nesta segunda-feira (16/12). A ação faz parte do programa Nova Rede Metropolitana de Transporte Coletivo (Nova RMTC) e visa substituir 1,2 mil veículos até 2026.
A cerimônia contou com a presença do vice-governador Daniel Vilela, do ministro das Cidades, Jader Barbalho Filho, e do setor privado, representado pelo presidente do Grupo HP, Edmundo Pinheiro. Também estiveram presentes o prefeito eleito de Goiânia, Sandro Mabel, e o secretário-geral de Governo, Adriano Rocha Lima.
Modernização e Tecnologia
Os novos ônibus contam com ar-condicionado, vidros fumês, Wi-Fi, câmeras de videomonitoramento e sistema de identificação facial integrado à segurança pública. Segundo Daniel Vilela, a qualidade do transporte em Goiás está equiparada aos padrões internacionais. “Estamos vivendo uma verdadeira transformação no transporte coletivo”, afirmou o vice-governador, destacando a expansão do modelo de consórcio intermunicipal para o Entorno de Brasília.
Investimentos Sustentáveis
O projeto também prioriza a sustentabilidade. Além dos ônibus elétricos, a frota contará com veículos movidos a biometano e padrão Euro 6, que emitem 18 vezes menos poluentes que o diesel convencional. “Essa frota de altíssima qualidade é acompanhada pela modernização de terminais e pontos de ônibus”, ressaltou Adriano Rocha Lima.
Parceria Público-Privada
Jader Barbalho Filho destacou a importância do investimento conjunto entre setor público e privado para modernizar a mobilidade urbana. “Serão 5 mil novos ônibus para o Brasil, metade elétricos e metade padrão Euro 6”, afirmou o ministro.
Impacto na Mobilidade Urbana
Para Sandro Mabel, a modernização dos ônibus vai integrar melhor o trânsito da cidade. “Teremos corredores sincronizados, funcionando como um metrô de superfície”, destacou o prefeito eleito.
O projeto Nova RMTC também inclui investimentos em terminais, expansão dos corredores BRT Norte-Sul e Leste-Oeste e a modernização de mais de 7 mil pontos de ônibus. A iniciativa visa oferecer um transporte coletivo eficiente, seguro e sustentável para a população goiana.