IPVA 2024 atrasado: parcelamento para veículos com placas finais 1 e 2 começa na segunda-feira (09/12)

Proprietários de veículos com placas finais 1 e 2 em Goiás que possuem débitos de IPVA 2024 poderão parcelar os valores atrasados em até seis vezes a partir da próxima segunda-feira (09/12). O procedimento deve ser realizado pelo site da Secretaria da Economia e inclui os acréscimos previstos em lei.

A migração dos débitos do sistema do Detran Goiás para a Secretaria da Economia, condição necessária para o parcelamento, ocorrerá neste final de semana, nos dias 7 e 8 de dezembro. Ao todo, 600 mil veículos serão incluídos no novo sistema. Durante esse período, a emissão de boletos do IPVA estará suspensa pelo Detran.

Regras para parcelamento

O gerente do IPVA da Secretaria da Economia, Jorge Arêas, orienta que os contribuintes que emitirem boletos nesta sexta-feira (06/12) realizem o pagamento até o mesmo dia, evitando transtornos durante a migração.

Após a migração, os débitos poderão ser consultados no site da Secretaria da Economia, onde o contribuinte deve acessar a opção “Pagar ou Parcelar Tributos” e, em seguida, “Parcelamento do IPVA”. É necessário informar a placa e o Renavam do veículo para simular o parcelamento.

Multas e licenciamento

Vale destacar que o parcelamento é exclusivo para o IPVA. Débitos relacionados ao licenciamento anual ou multas de trânsito devem ser quitados separadamente no site do Detran-GO ou pelo Portal Expresso.

Somente após a quitação integral de todos os débitos será possível emitir o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV). Dirigir um veículo não licenciado constitui infração gravíssima, segundo o Código Brasileiro de Trânsito (CTB).

Parcelamento para outras placas

Para veículos com placas finais de 3 a 0, o parcelamento do IPVA 2024 atrasado estará disponível 90 dias após o vencimento da cota única, com liberação prevista ao longo do mês de janeiro.