Operação Natal Seguro no Transporte Público reforça segurança em Goiânia
A Operação Natal Seguro no Transporte Público foi lançada nesta quinta-feira (05/12), com o objetivo de intensificar o policiamento nos 13 terminais e 50 estações do transporte coletivo em Goiânia, incluindo o sistema BRT Norte/Sul e Leste/Oeste. A ação é uma parceria entre a Secretaria-Geral de Governo (SGG), a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), a Polícia Militar de Goiás (PM-GO), a Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC) e a Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC).
Durante dezembro, o efetivo de segurança nos terminais será ampliado em mais de 100%, visando garantir a proteção da população em meio ao aumento de movimentação devido às festividades de fim de ano e ao aquecimento do comércio.
Ação preventiva e repressiva
Além de prevenir crimes, a operação busca reduzir ainda mais os índices de criminalidade. Em 2024, Goiânia registrou uma queda de 67% nos furtos e 57% nos roubos no transporte público, resultado de esforços como a criação do Batalhão de Terminal, unidade especializada e única no país.
O reforço foi viabilizado por um aporte de recursos no batalhão, que agora contará com policiais atuando diretamente nas plataformas de embarque e nos terminais. “A população vai perceber o aumento do efetivo, com os policiais prontos para agir”, afirmou o comandante do Policiamento da Capital, coronel Pedro Henrique Batista.
Investimento em tecnologia e inteligência
O transporte público em Goiânia é monitorado por 1.173 câmeras, conectadas a uma central da Secretaria de Segurança Pública. Em 2025, o sistema será ampliado com câmeras de reconhecimento facial, permitindo maior eficiência na identificação de foragidos da justiça. Atualmente, cerca de 20 foragidos são capturados mensalmente em abordagens de rotina.
O secretário-geral de Governo, Adriano da Rocha Lima, ressaltou a queda significativa nos índices de criminalidade nos últimos anos, atribuída ao investimento em inteligência e tecnologia: “Isso é uma marca da gestão do governador Ronaldo Caiado”.
Modernização do transporte público
A operação integra a reestruturação do transporte público da região metropolitana, iniciada em janeiro de 2024, que prevê investimentos de R$ 1,7 bilhão até 2026. As melhorias incluem a substituição e ampliação da frota, com ônibus novos e climatizados, financiados pelo Governo de Goiás e prefeituras de Goiânia, Aparecida de Goiânia, Goianira e Trindade.
Com o reforço policial e os avanços tecnológicos, a Operação Natal Seguro promete mais segurança para os usuários do transporte público durante as festividades de fim de ano.