Águas Lindas dá início à Virada Ambiental com plantio de árvores

Programa envolve 13 municípios do Entorno e prevê plantio de mais de 15 mil mudas na região

Águas Lindas de Goiás deu início às ações da 6ª edição da Virada Ambiental, nesta quarta-feira (27/11), com o plantio de árvores para a recuperação de nascentes e áreas degradadas. O programa, desenvolvido pela Universidade Federal de Goiás (UFG), é realizado em parceria com o Governo de Goiás, prefeituras da Região Metropolitana do Entorno (RME), Saneago, Emater e Secretaria de Estado do Entorno do Distrito Federal (SEDF-GO).

Nesta edição, a Virada Ambiental mobiliza os 13 municípios do Entorno, com a meta de plantar mais de 15 mil mudas de espécies nativas do Cerrado e frutíferas. O objetivo é envolver estudantes, moradores e lideranças locais na preservação ambiental. Em Águas Lindas, serão plantadas 2 mil mudas, somando-se às mais de 15 mil já inseridas na cidade nos últimos três anos e 11 meses.

“Nosso trabalho não vai parar. Queremos atingir a meta de 10 mil mudas plantadas em três meses, recuperando nossas nascentes e fortalecendo a sustentabilidade”, afirmou o prefeito Dr. Lucas Antonietti durante o lançamento do projeto.

Mobilização regional e impacto ambiental
Graças à articulação da SEDF-GO, esta é a primeira vez que todos os municípios da RME aderem ao programa da UFG, reforçando a responsabilidade ambiental em uma das áreas mais urbanizadas de Goiás. Além de Águas Lindas, Novo Gama, Cocalzinho de Goiás e Padre Bernardo já iniciaram as atividades de plantio.

A secretária de Estado do Entorno, Caroline Fleury, destacou a relevância da ação em uma região com altos índices de poluição: “O Entorno só perde para a região metropolitana de Goiânia em poluição do ar. Plantar árvores é um trabalho de formiguinha, mas essencial para reverter essa realidade. Cada muda plantada faz diferença”, enfatizou.

Desde sua criação, em 2019, a Virada Ambiental já plantou mais de 1,5 milhão de mudas, impactando 17 estados brasileiros e alcançando países como Chile, Portugal e Espanha.

Participação coletiva e inclusão social
O evento em Águas Lindas contou com a presença do secretário municipal de Meio Ambiente, Jaime da Silva, da superintendente de Políticas de Desenvolvimento Urbano da SEDF-GO, Paula Tredicci, e outras autoridades locais. A iniciativa também teve o apoio da Secretaria Municipal de Políticas Alternativas Penais de Goiás, que integrou a população carcerária no plantio, promovendo inclusão social.

A ação reforça o compromisso com o desenvolvimento sustentável e o engajamento comunitário na preservação do Cerrado, um dos biomas mais ricos e ameaçados do Brasil.

Legenda da foto:
Duas mil mudas são plantadas em Águas Lindas de Goiás durante a 6ª edição da Virada Ambiental, programa realizado pela UFG em parceria com o governo estadual.