Sono: a chave da adaptação humana
O sono é um estado essencial e evolutivo que vai muito além do descanso físico: ele moldou a proteção, resiliência e desenvolvimento do cérebro humano ao longo dos séculos. Mas por que algumas pessoas despertam em plena madrugada? Em seu novo livro Noites de Renovação, a médica e doutora Isabel Braga, da Fiocruz, investiga essa e outras questões, abordando distúrbios do sono e criticando o uso indiscriminado de medicamentos para insônia.
Na obra, Isabel explora a “orquestra” de neurotransmissores que regulam o sono e esclarece o papel do ritmo circadiano. Ela também destaca a ação de substâncias naturais e medicamentos, como o Clonazepam e o Zolpidem, ao descrever casos de pacientes que realizaram atividades insólitas enquanto acreditavam estar dormindo, um efeito colateral comum e preocupante. A médica esclarece o impacto de agentes como a adenosina e o café no estado de alerta e expõe os efeitos do cansaço mental, especialmente em contextos de longo prazo.
Além disso, Isabel discute questões como o sono dos bebês e seus pais em uma perspectiva evolucionária e traça paralelos sobre o sono e o autismo, observando a influência dos genes sensoriais. Em 11 capítulos, ela também analisa como a privação de sono pode levar a desastres, como acidentes de trânsito e casos históricos de falhas graves, sublinhando o impacto das longas jornadas de trabalho na vulnerabilidade humana.
Para Isabel, o sono deve ser visto como um indicador social e cultural, sendo essencial uma mudança de paradigma para reconhecer a importância de dormir bem na saúde e na qualidade de vida.
Ficha técnica
Título: Noites de Renovação
Autora: Isabel Braga
ISBN: 978-6501017792
Páginas: 156
Preço: R$ 46,90
Onde comprar: Amazon
Sobre a autora
Isabel Braga, médica e doutora pela Fiocruz, é também Mestre em Saúde Coletiva e Medicina. Com uma carreira sólida e vasta experiência como pesquisadora e concursada em instituições como Inmetro e Fiocruz, Isabel se destaca pelo foco em sono e saúde mental.