Semad alerta para previsão de chuva durante a segunda etapa do Enem em Goiás

Os estudantes goianos que farão a segunda etapa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) neste domingo (10) devem se preparar para enfrentar condições climáticas adversas. O alerta foi emitido pelo Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), que prevê chuvas intensas no estado durante o fim de semana.

Segundo André Amorim, gerente da Semad, a instabilidade é causada pelo avanço de uma frente fria que se desloca do Sul do Brasil em direção ao Sudeste, gerando um corredor de umidade que passa sobre Goiás. “Estamos conectando a umidade da região Norte, especialmente da Amazônia, o que favorece chuvas mais intensas sobre Goiás a partir desta sexta-feira (8), com possibilidade de precipitações superiores a 100 milímetros, além de rajadas de vento e raios”, alerta Amorim.

Recomendações para os candidatos do Enem

Para os mais de 150 mil candidatos inscritos no estado, a Semad recomenda cautela e planejamento extra no deslocamento até os locais de prova. “Para quem vai fazer a prova do Enem, é importante sair de casa com antecedência, pois as chuvas podem causar alagamentos e dificultar o trânsito, inclusive com transbordamento de córregos e vias alagadas”, destaca Amorim.

Na segunda etapa do exame, os candidatos responderão às questões de ciências da natureza e matemática. Os portões dos locais de prova abrem ao meio-dia e fecham pontualmente às 13h, horário de Brasília.

Perfil dos candidatos inscritos

Dentre os inscritos em Goiás, 31,5% (47.541) já concluíram o ensino médio, enquanto 34,3 mil são estudantes do 1º e 2º ano. Além disso, cerca de 1,1 mil inscrições foram realizadas por candidatos que não estão cursando o ensino médio, mas pretendem participar do Enem para fins de avaliação pessoal.

A Semad reforça que todos devem ficar atentos às condições climáticas e se prevenir para possíveis imprevistos causados pela chuva.