Cuidados com eletricidade ajudam a prevenir curtos-circuitos e acidentes domésticos

Utilizar eletrodomésticos e aparelhos eletrônicos de maneira incorreta pode representar um grande risco para a segurança doméstica, já que o manuseio inadequado desses equipamentos pode levar a curtos-circuitos. A Equatorial Goiás alerta para a importância de atenção e cuidado com a energia elétrica, pois um curto-circuito pode causar incêndios, danos a aparelhos e até acidentes fatais.

O curto-circuito ocorre quando a corrente elétrica passa acima do nível normal, provocando aumento de temperatura nos fios e danificando o circuito. Isso pode acontecer ao sobrecarregar uma tomada, utilizar fios desencapados ou realizar ligações de maneira inadequada. Fusíveis e disjuntores são aliados importantes para a segurança, pois interrompem a corrente elétrica em caso de sobrecarga, evitando maiores problemas.

Sinais de curto-circuito

Alguns indícios ajudam a identificar um curto-circuito, como cheiro de queimado, manchas escuras em tomadas, lâmpadas que queimam com frequência, quedas de energia sem explicação e o desarmamento frequente do disjuntor. “Perceber esses sinais é essencial para evitar acidentes e danos”, explica Alex Fernandes, gerente de Segurança do Trabalho da Equatorial Goiás. Ele ressalta a importância de buscar um profissional caso qualquer desses sinais seja identificado.

Cuidados essenciais

Para evitar sobrecargas e acidentes, a Equatorial Goiás recomenda revisar as instalações elétricas periodicamente e eliminar fios soltos ou desencapados. Também orienta não sobrecarregar tomadas com o uso de extensões e adaptadores. Além disso:

  • Nunca manuseie equipamentos elétricos com o corpo molhado;
  • Instale protetores de tomadas em casas com crianças e pets;
  • Segure no plugue ao conectar um aparelho, evitando puxar pelo fio;
  • Ao trocar lâmpadas, segure sempre pelo bulbo, não pelo soquete.

Em caso de acidente com eletricidade, a Equatorial Goiás orienta que o disjuntor ou a chave geral sejam desligados imediatamente e que o Corpo de Bombeiros (193) ou o Samu (192) sejam acionados para ajuda.

Sobre a Equatorial Goiás

Parte do Grupo Equatorial, a Equatorial Goiás é responsável pela distribuição de energia para cerca de 14 milhões de pessoas em 237 municípios do estado.