Memorial dos Povos Indígenas abre edital para exposições e lançamentos de livros
O Memorial dos Povos Indígenas, em Brasília, em parceria com a ONG Amigos da Vida, lançou um edital para a seleção de propostas de exposições temporárias de arte e lançamentos de livros. O processo é voltado exclusivamente para artistas indígenas e está aberto até o dia 20 de novembro de 2024. O objetivo é promover a valorização da arte e cultura indígena, oferecendo uma plataforma para a divulgação de obras que dialoguem com essa temática e suas transversalidades.
Oportunidade para artistas indígenas
David Terena, diretor do Memorial, ressalta a importância dessa iniciativa. “Os artistas indígenas têm produzido uma arte rica, cheia de cores vivas, que além de estética, tem um valor documental. Estamos aqui para abrir espaço e dar visibilidade à sua cultura”, afirma.
As inscrições são gratuitas e estão abertas para pessoas físicas maiores de 18 anos, tanto para artistas indígenas brasileiros quanto estrangeiros residentes no Brasil. Cada proponente pode enviar uma proposta individual ou coletiva, com a possibilidade de expor trabalhos artísticos ou lançar publicações literárias.
Incentivo e condições
Os artistas selecionados para exposições receberão um cachê de R$ 2 mil para auxiliar na produção de materiais promocionais. No caso dos lançamentos de livros, os autores poderão comercializar suas publicações durante o evento, embora não haja cachê. As exposições terão duração de 20 dias, e os eventos de lançamento ocorrerão entre novembro de 2024 e março de 2025.
Inscrição e avaliação
As propostas podem ser submetidas via formulário online ou presencialmente na administração do Memorial dos Povos Indígenas. Os projetos serão avaliados por uma comissão que considerará critérios como originalidade, qualidade técnica, interesse público e contribuição sociocultural das obras. O resultado será divulgado no Instagram do Memorial (@memorialdospovosindigenas) no dia 29 de novembro de 2024.
Serviço
- Inscrições: Até 20 de novembro de 2024
- Público-alvo: Artistas indígenas
- Contato: (61) 99188-9992 ou juana.amigosdavida@gmail.com
- Local: Memorial dos Povos Indígenas, Zona Cívico-Administrativa, em frente ao Memorial JK
- Funcionamento: Terça a domingo, das 9h às 17h
- Acesso: Gratuito