Operações de combate a furtos de energia crescem 126% em Goiás em 2024
As operações de combate ao furto de energia em Goiás registraram um crescimento significativo neste ano. Entre janeiro e setembro de 2024, a quantidade de ações aumentou em 126%, passando de 96 operações em 2023 para 217 no mesmo período deste ano. As investigações conduzidas pela Equatorial Goiás, em parceria com as Polícias Civil, Científica e Militar, resultaram também no aumento de prisões, que subiram de 108 para 115, um crescimento de 6,5%.
O combate a fraudes nas redes de distribuição de energia tem se intensificado em diversas regiões do estado, com foco especial em Goiânia, Rio Verde, Águas Lindas, Itumbiara e Itaberaí, onde o maior número de prisões foi registrado em 2024. No ano anterior, as cidades com mais ocorrências foram Goiânia, Aparecida de Goiânia, Rio Verde, Anápolis e Caldas Novas.
De acordo com Johnathan Costa, executivo de Segurança Empresarial da Equatorial Goiás, o sucesso das operações se deve tanto à eficiência das ações quanto à crescente conscientização da população, que vem colaborando com denúncias de irregularidades. “Esses crimes afetam diretamente a população, gerando impactos na tarifa, riscos à segurança e comprometendo a qualidade da energia”, explica Costa.
Em 2023, quase 200 mil imóveis foram fiscalizados pela Equatorial Goiás, e em 35% dos casos foi constatado furto de energia, com cerca de 70 mil unidades consumidoras irregulares. O volume de perdas não técnicas, causado principalmente pelos furtos, alcançou 628 GWh no ano passado, o equivalente ao fornecimento de energia para a cidade de Goiânia por dois meses.
Além dos prejuízos financeiros e operacionais, o furto de energia, popularmente conhecido como “gato”, é um crime que coloca em risco a segurança pública, com a possibilidade de acidentes graves, principalmente quando pessoas não qualificadas manipulam a rede elétrica. “A adulteração de medidores, por exemplo, pode resultar em acidentes fatais e comprometer o sistema elétrico como um todo”, alerta Costa.
As irregularidades também sobrecarregam a rede, aumentando o risco de curtos-circuitos e interrupções no fornecimento de energia, prejudicando tanto aqueles que cometem o crime quanto os consumidores regulares. Para denunciar suspeitas de fraudes, a população pode entrar em contato com a Central de Atendimento da Equatorial Goiás, pelo número 0800 062 0196, sem a necessidade de se identificar.
Sobre a Equatorial Goiás
A Equatorial Goiás é uma das concessionárias de energia do Grupo Equatorial, que atende 14 milhões de pessoas em 237 municípios de Goiás, abrangendo 98,7% do território estadual.