Programa de Voluntariado da OVG é reconhecido como um dos melhores do Brasil

A Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) foi reconhecida pelo Prêmio VOL 2024 como uma das entidades com as melhores práticas de gestão do voluntariado no país. O reconhecimento, concedido pela plataforma VOL, será entregue em uma solenidade no dia 24 de outubro, em São Paulo. A VOL é uma plataforma tecnológica que promove soluções inovadoras para o voluntariado na América Latina.

Desde 2019, o programa da OVG capacitou mais de 15 mil voluntários e realizou 285 ações de promoção do voluntariado em todo o estado de Goiás. Segundo a primeira-dama e presidente de honra da OVG, Gracinha Caiado, “o voluntariado tem sido peça fundamental no trabalho social de Goiás, garantindo que as ações da OVG cheguem a todos os 246 municípios goianos”. Ela celebra o reconhecimento nacional do programa e destaca o impacto positivo das ações voluntárias na sociedade.

Ações de impacto social

O voluntariado da OVG tem beneficiado 6,3 mil entidades sociais e capacitou 3,6 mil instituições filantrópicas. Entre as iniciativas, a Caminhada do Bem, realizada em 2023 em celebração ao Dia Nacional do Voluntariado, contou com a participação de 1,5 mil pessoas que doaram seis litros de leite cada. A arrecadação foi destinada a 19 entidades sociais que atendem crianças, idosos e pessoas em situação de vulnerabilidade.

Diva Pereira, voluntária no Centro de Idosos Sagrada Família, compartilha sua experiência ao relatar que começou como beneficiária e, após ser acolhida pela OVG, decidiu se tornar voluntária para ajudar outras pessoas. Aleni Ferraz, diretora de uma entidade assistencial, também ressaltou a importância das doações recebidas por meio do programa.

Plataforma do Voluntariado

A OVG e o Goiás Social também oferecem uma plataforma online para capacitação de novos voluntários, que facilita o acesso a oportunidades de atuação e doações de recursos. Segundo Gracinha Caiado, o reconhecimento nacional é um estímulo para ampliar ainda mais o alcance do voluntariado em Goiás. “Tenho a certeza de que chegaremos ainda mais longe”, afirma.