Grupo reflexivo busca reduzir violência contra a mulher em Goiás
Homens autores de violência doméstica participaram do 8º encontro do Grupo Reflexivo de Combate à Violência Contra a Mulher, promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds) em Goiânia. A iniciativa, organizada pela Superintendência da Mulher, visa reduzir a violência doméstica por meio de reflexões sobre o crime e explicações jurídicas acerca da Lei Maria da Penha.
Os encontros semanais, com duração de duas horas, abordam os casos de forma individual, oferecendo uma rede de apoio formada por psicólogos e juristas da Defensoria Pública. O objetivo é levar entendimento aos agressores sobre o contexto de suas ações e promover a ressocialização.
Criado em 2015, o grupo é realizado em parceria com instituições como a Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás), o Conselho da Comunidade na Execução Penal de Aparecida de Goiânia, o Poder Judiciário e prefeituras. Além da capital, o projeto também é desenvolvido em cidades do interior.
Esses grupos reflexivos utilizam técnicas psicoterapêuticas para quebrar o ciclo de violência e reduzir a reincidência, buscando garantir a paz familiar.