Equatorial Goiás entrega nova Subestação Pirenópolis e inaugura eletroposto na cidade

A Equatorial Goiás inaugurou na última quinta-feira (12) a nova Subestação Pirenópolis, dobrando a capacidade de fornecimento de energia da antiga estrutura. Reconstruída em tempo recorde de cinco meses, a nova subestação é parte do compromisso da empresa com o desenvolvimento energético do estado de Goiás.

Equipado com um novo transformador de 25MVA, além de um de 9MVA, o sistema promete aliviar a rede elétrica e permitir novas conexões para a cidade. “A nova estrutura aumenta a confiabilidade no fornecimento de energia e evitará sobrecargas no sistema”, afirmou Lener Jayme, presidente da Equatorial Goiás. Ele destacou também que a obra foi finalizada quatro meses antes do previsto, reforçando o compromisso da empresa em modernizar a infraestrutura elétrica.

Outro destaque foi a transição da operação da subestação para o nível de 138kV, aumentando a robustez do sistema elétrico e beneficiando, inclusive, a linha de alta tensão Corumbá-Pirenópolis. A nova subestação utiliza tecnologia compacta e telecontrolada, permitindo operação digital e remota a partir do Centro de Operações Integradas, em Goiânia.

Além da nova subestação, a empresa inaugurou um eletroposto na Avenida Benjamin Constant, n° 1468, próximo ao portal de entrada da cidade. O primeiro eletroposto da Equatorial em Goiás estará disponível para toda a população e turistas, funcionando 24 horas por dia e com capacidade para recarregar simultaneamente dois veículos elétricos. “O projeto visa impulsionar a mobilidade elétrica e a sustentabilidade no estado”, afirmou Alan da Rosa, analista de Pesquisa e Desenvolvimento da concessionária.

Desde que assumiu a operação em Goiás há um ano, a Equatorial tem investido fortemente na melhoria da infraestrutura elétrica do estado. Somente em 2023, foram investidos mais de R$ 2 bilhões na ampliação e modernização da rede, com a construção de quatro novas subestações e a execução de mais de 160 mil obras.

Sobre a Equatorial Goiás
A Equatorial Goiás faz parte do Grupo Equatorial, o terceiro maior grupo de distribuição de energia do Brasil. Em Goiás, a empresa atende cerca de 14 milhões de pessoas em 237 municípios, cobrindo 98,7% do território estadual.