Campanha Agosto Dourado se encerra com diversas ações promovidas em Santa Maria

O encerramento da Campanha Agosto Dourado, que promove a conscientização sobre a importância do aleitamento materno, foi marcado por várias ações no Hospital Regional de Santa Maria (HRSM). Na última sexta-feira (30), as gestantes de alto risco internadas na Maternidade do HRSM participaram de atividades especiais, como pintura de barriga, maquiagem, sessão de fotos e a entrega de brindes. A iniciativa foi organizada pela equipe do Banco de Leite Humano (BLH) do HRSM, em parceria com a equipe multidisciplinar do hospital.

O nome “Agosto Dourado” faz referência à qualidade do leite materno, considerado o “ouro líquido” por sua importância nutricional. Durante o mês, o Banco de Leite de Santa Maria realizou palestras em 11 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Santa Maria e do Entorno, promovendo a importância da amamentação e oferecendo consultoria às gestantes. “Nosso objetivo é que a amamentação tenha sucesso até pelo menos os dois anos de vida da criança”, afirmou Maria Helena Santos, chefe do Serviço do Banco de Leite Humano do HRSM.

Além das palestras, a equipe do Banco de Leite participou do Seminário de Aleitamento Materno-Infantil Federal e promoveu capacitações para profissionais de saúde que atuam na maternidade, na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN) e na Unidade de Cuidados Intermediários Neonatais (UCIN). “O mês de agosto é destinado a conscientizar a população e os profissionais sobre a importância do leite humano”, destacou Maria Helena.

Neste ano, a campanha teve como tema “Reduzindo a desigualdade: apoio à amamentação para todos”. Uma das ações mais marcantes foi a doação de dois grandes lotes de leite humano para o Rio Grande do Sul, estado que enfrentou enchentes neste ano. “Nossa missão é estar capacitados para apoiar mães e bebês em qualquer situação, desde crises até momentos de vulnerabilidade”, concluiu Maria Helena.

Histórias de doação

A pediatra Jaqueline Lannaccone, do HRSM, conhece bem a importância do leite materno. Trabalhando desde 2010 com recém-nascidos na Unidade Neonatal, ela decidiu se tornar doadora após uma perda gestacional em 2011, mantendo as doações por 120 dias. Na sua segunda gestação, em 2012, seu filho precisou de leite materno enquanto estava internado na UTIN, o que a motivou a continuar doando por um ano e meio. No total, Jaqueline doou 266,8 litros de leite materno entre 2020 e 2023. “Vejo diariamente a diferença que o leite materno faz para cada bebê e incentivo todas as mães a serem doadoras”, disse.

Serviço

Em 2023, o Banco de Leite Humano do HRSM recebeu 2.940,820 litros de leite materno e realizou 3.085 atendimentos a mães e bebês. O ambulatório do Banco de Leite funciona de segunda a sexta, das 8h às 18h, oferecendo apoio às mães que precisam de ajuda com a amamentação. A média mensal de leite arrecadado é de 220 litros, mas houve uma queda nos meses de junho e julho, devido às férias, o que reforça a necessidade de doações.

Toda mãe que amamenta pode ser uma doadora e ajudar a salvar vidas. Interessadas podem procurar o Banco de Leite do HRSM ou se inscrever pelo site do Amamenta Brasília, ou pelo telefone 160, opção 4.