Polícia Civil de Goiás e Secretaria do Entorno Promovem Seminário Agosto Lilás Contra a Violência de Gênero
Em alusão ao Agosto Lilás, a Polícia Civil do Estado de Goiás, em parceria com a Secretaria do Entorno do Distrito Federal (SEDF-GO), realizou, na última quinta-feira (29), o seminário “Justiça e Proteção para Todas” em Valparaíso de Goiás, na Região Metropolitana do Entorno (RME). O evento reuniu profissionais das áreas de segurança pública, saúde e assistência social para discutir o fortalecimento da rede de apoio e proteção às mulheres vítimas de violência de gênero.
A secretária do Entorno do Distrito Federal, Caroline Fleury, integrou a mesa redonda “Direitos das Mulheres em Cargos de Representatividade Política”, ao lado da deputada estadual Zeli Fritsche e da psicóloga Luciana Mendes. Durante sua fala, Caroline Fleury destacou a importância da presença feminina em posições de liderança, ressaltando que as mulheres compõem 52% da população, mas ainda estão sub-representadas em cargos de decisão. “Nós temos um olhar diferenciado sobre as políticas públicas, baseado em nossas vivências. É crucial que as mulheres ocupem esses espaços para que questões como menstruação, climatério, gravidez e lactação sejam devidamente consideradas”, afirmou.
Além disso, Caroline Fleury enfatizou a necessidade de facilitar o acesso das vítimas de violência aos canais de denúncia e às redes de acolhimento, visando interromper o ciclo de violência. “Não podemos permitir que vidas sejam perdidas simplesmente por serem mulheres. O agressor, muitas vezes, é alguém conhecido, dentro de casa. A violência envolve não apenas o aspecto físico, mas também o econômico e o psicológico”, lamentou.
A deputada Zeli Fritsche reforçou a urgência de aumentar a participação feminina na política, enquanto Luciana Mendes, psicóloga, abordou a importância da educação para mudar a cultura machista e promover a presença feminina em cargos de decisão, tanto na política quanto na iniciativa privada.
A delegada Sâmya Noleto, da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM) de Valparaíso, e uma das organizadoras do evento, destacou o papel crucial da informação na prevenção da violência de gênero. “Tão importante quanto punir os agressores é prevenir que esses crimes aconteçam. Por isso, eventos como este são fundamentais para divulgar a existência de uma rede de proteção e para promover uma mudança cultural, começando nas escolas”, afirmou.
Denúncia e Proteção
Nos últimos seis anos, o Governo de Goiás tem intensificado as políticas públicas voltadas para mulheres em situação de violência, com destaque para o programa “Goiás por Elas”, que oferece auxílio financeiro mensal e prioriza o acesso a serviços essenciais como moradia, transporte e qualificação profissional. Iniciativas como o Batalhão Maria da Penha, a reestruturação das delegacias especializadas e a criação das Salas Lilás têm reforçado a segurança e garantido o acolhimento das vítimas.
Caroline Fleury lembrou que as mulheres podem acionar o 180 ou utilizar o protocolo Sinal Vermelho. Em Goiás, o aplicativo Mulher Segura também amplia a rede de apoio às vítimas, oferecendo serviços de proteção e incentivando denúncias. “O Governador Ronaldo Caiado e a Primeira-dama Gracinha Caiado tratam essa pauta com a seriedade que merece, para que nenhuma mulher fique submetida a situações de violência”, concluiu.