Caiado destaca competitividade do Brasil Central ao abrir Fórum de Governadores
O governador Ronaldo Caiado destacou a qualidade dos produtos da região Brasil Central ao abordar a competitividade no mercado internacional, durante a abertura da segunda edição do Fórum de Governadores do Brasil Central, realizada nesta quarta-feira (28/08) no Centro de Convenções de Goiânia. O evento, que segue até o dia 29 de agosto, integra a Feira Internacional de Comércio Exterior do Brasil Central (Ficomex).
“Vamos mostrar ao mundo a nossa capacidade de produção e o respeito que nós temos ao meio ambiente”, afirmou Caiado, que preside o Consórcio Interestadual de Desenvolvimento do Brasil Central (BrC), uma associação pública voltada para o crescimento regional. Ele estava acompanhado de representantes de outras seis unidades da federação, enfatizando a cooperação entre os estados para promover o potencial da região.
Ficomex 2024
A Ficomex reúne 170 expositores nacionais e internacionais, incluindo empresários de todos os cinco continentes. O evento conta com a presença de mais de 40 embaixadas, além de câmaras de comércio exterior, entidades empresariais e instituições de ensino superior. “Essa parte do Brasil, certamente, nos levará a ser novamente um dos maiores países do mundo”, elogiou o Ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, durante a cerimônia de abertura.
O governador de Mato Grosso, Mauro Mendes, destacou os desafios internos enfrentados pelo comércio exterior da região, mencionando a competitividade dos portos brasileiros. “Nossos portos não são tão competitivos, mas, apesar disso, as exportações crescem, pois temos empresários resilientes”, observou Mendes. Eduardo Riedel, governador do Mato Grosso do Sul, complementou, dizendo que “o limite é a nossa própria capacidade de interagir com o mundo e de investir em estruturas que possam dar vazão à ousadia do empresariado brasileiro.”
Além de Caiado, participaram do evento os governadores Carlos Brandão (Maranhão), Marcos Rocha (Rondônia), Wanderlei Barbosa (Tocantins), a vice-governadora do Distrito Federal, Celina Leão, e o vice-governador de Goiás, Daniel Vilela. O ex-ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Luiz Fernando Furlan, também esteve presente.
Diálogo e Soluções
O presidente da Associação Comercial, Industrial e de Serviços do Estado de Goiás (Acieg), Rubens Fileti, destacou a importância do diálogo entre os empresários e o poder público para o desenvolvimento econômico da região. “Queremos abrir a fala aos empresários para debater caminhos e propor novas soluções. Ter um diálogo honesto e inclusivo”, ressaltou Fileti, acrescentando que a Ficomex 2024 representa um movimento articulado político e empresarial, atuando como um divisor de águas e um conector de empresas.
A Ficomex 2024 segue com o tema “O Brasil Central e a geração de negócios com o mercado global” e conta com a parceria da Federação das Associações Empreendedoras, Comerciais, Industriais, de Serviços, Tecnologia e do Terceiro Setor do Estado de Goiás (Faciest), Governo de Goiás, entidades empresariais, terceiro setor e Sebrae Goiás.