Goiás conquista 3º lugar no ranking de sustentabilidade ambiental

Goiás alcançou a terceira posição no Ranking de Competitividade dos Estados 2024, no quesito sustentabilidade ambiental, subindo três posições em relação a 2023. O ranking, elaborado pelo Centro de Liderança Pública (CLP), destacou o desempenho do estado em dez dos 13 indicadores avaliados.

O avanço de Goiás foi impulsionado, principalmente, pelo aumento de 11 posições no item ‘recuperação de áreas degradadas’, atribuído ao programa Juntos Pelo Araguaia. Segundo a secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Andréa Vulcanis, o projeto é o maior de desenvolvimento ambiental já realizado no estado, com foco na restauração da vegetação nativa do Cerrado.

O ranking é liderado por Paraná, seguido por São Paulo e Goiás. Entre os indicadores considerados estão emissão de CO2, tratamento de esgoto, reciclagem de lixo, e desmatamento. O Juntos Pelo Araguaia, lançado em 2019, abrange 16 municípios goianos, com o objetivo de recompor 10 mil hectares na bacia hidrográfica do Alto Rio Araguaia.

Saiba mais:

  • O programa Juntos Pelo Araguaia já recuperou 230 hectares em sua segunda fase.
  • O Lote 5 do programa vai recuperar 50 hectares de áreas degradadas.