Gracinha Caiado Lança Programa de Aquisição de Alimentos 2024 em Rio Verde

A primeira-dama e coordenadora do Goiás Social, Gracinha Caiado, lançou oficialmente nesta segunda-feira (19) o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA Goiás) 2024. O evento ocorreu em Rio Verde, durante o 1º Encontro da Agricultura Familiar, organizado pela Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), em parceria com a Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e a Emater Goiás.

Em seu discurso, Gracinha Caiado enfatizou a importância do programa para os pequenos produtores rurais do estado. “Em Goiás, temos 152 mil propriedades rurais, das quais 63% são de pequenos produtores da agricultura familiar. Com o PAA, os produtos deles são comprados pelo governo e doados às entidades carentes para que as pessoas que precisam sejam alimentadas”, destacou.

Escolha de Rio Verde
A escolha de Rio Verde para o lançamento do PAA Goiás foi estratégica. Gracinha Caiado ressaltou que o município é um polo de tecnologia e inovação, conhecido por sediar a feira Tecnoshow. “Hoje estamos aqui no Encontro da Agricultura Familiar para olhar por esse outro lado, o lado do agricultor familiar”, frisou.

Detalhes do PAA Goiás 2024
O PAA Goiás 2024 contará com um investimento de R$ 15 milhões, com a meta de beneficiar cerca de 150 mil pessoas em situação de vulnerabilidade social. O edital do programa foi publicado na semana passada, e os interessados têm até 6 de setembro para se inscrever.

Wellington Moreira, produtor rural, expressou sua satisfação com o programa. “Assim, o governo faz duas políticas sociais: manter a gente no campo para poder criar a nossa família com dignidade, viver no campo, e produzir alimentos saudáveis para alimentar as pessoas”, afirmou.

O secretário de Seapa, Pedro Leonardo Rezende, informou que serão cadastrados mil agricultores familiares para a aquisição de mais de 3 toneladas de alimentos. “Rio Verde é, com certeza, o município mais desenvolvido com relação à economia rural, mas aqui também existem agricultores que precisam cada vez mais do auxílio das políticas públicas, para que elas também possam se desenvolver”, destacou Rezende.

Apoio à Agricultura Familiar
Rafael Gouveia, presidente da Emater Goiás, reforçou o compromisso do governo com o setor. “Seguindo a determinação de Gracinha e do nosso governador, temos realizado políticas públicas para fomentar esse segmento tão importante da nossa sociedade”, disse.

O prefeito de Rio Verde, Paulo do Vale, também destacou a relevância da agricultura familiar. “A agricultura familiar é o esteio da produção de alimentos no Brasil: 80% do que vai para a mesa do brasileiro vem da produção familiar. Temos que ter um olhar muito especial para essa área”, ressaltou.

1º Encontro da Agricultura Familiar
O 1º Encontro da Agricultura Familiar reuniu cerca de 350 produtores rurais de oito municípios da região, incluindo Santa Rita do Araguaia, Mineiros, Perolândia, Jataí, Santa Helena, Acreúna, Rio Verde e Portelândia. Além do lançamento do PAA, o evento incluiu a entrega de sementes de milho para plantio, beneficiando 4 mil produtores de leite, e a distribuição de 39 cartões do Crédito Social, somando R$ 190 mil, destinados a alunos de cursos de Avicultura, Horticultura e Fruticultura.