Pesquisa AtlasIntel: Caiado é o Governador com Melhor Avaliação do Brasil
O governador Ronaldo Caiado (União Brasil) foi apontado como o mais bem avaliado do país, segundo pesquisa AtlasIntel divulgada neste sábado (10). Com 75% de aprovação, Caiado lidera o ranking nacional dos governadores, enquanto 17% dos eleitores desaprovam sua gestão e 8% não souberam ou preferiram não responder.
A pesquisa, realizada entre 15 de julho e 04 de agosto de 2024, também destaca Rafael Fonteles, governador do Piauí, como o segundo mais bem avaliado, com 68% de aprovação. Mauro Mendes (União Brasil), do Mato Grosso, aparece em terceiro lugar, com 64% de aprovação.
No último levantamento realizado pelo mesmo instituto em dezembro de 2023, Caiado já liderava o ranking, com 72% de avaliação positiva. Naquela ocasião, os governadores Wanderlei Barbosa (Republicanos) de Tocantins e Antônio Denarium (Progressistas) de Roraima ocupavam o segundo e terceiro lugares, com 69% e 66% de aprovação, respectivamente. Fonteles e Mendes, que agora aparecem no topo, estavam em 12º e 8º lugares, respectivamente.
Por outro lado, os governadores com as piores avaliações no levantamento atual são Wilson Lima (União Brasil), do Amazonas, com 25% de aprovação; Cláudio Castro (PL), do Rio de Janeiro, com 26%; e Raquel Lyra (PSDB), de Pernambuco, com 28%.
A pesquisa AtlasIntel ouviu mais de 24 mil eleitores em todo o Brasil. A margem de erro varia entre 1 e 5 pontos percentuais, e o nível de confiança é de 95%.
Metodologia
O AtlasIntel, com atuação em países como México, Argentina, Estados Unidos e Brasil, utiliza a metodologia Random Digital Recruitment (RDR) para a coleta de dados. Essa técnica envolve o recrutamento aleatório de participantes na internet durante a navegação. As amostras são calibradas para corrigir possíveis distorções na representação de grupos específicos. A empresa também implementa procedimentos de segurança para garantir que nenhum participante responda mais de uma vez à pesquisa.
Governadores Mais Bem Avaliados
Ronaldo Caiado (GO): 75%
Rafael Fonteles (PI): 68%
Mauro Mendes (MT): 64%
Jorginho Mello (SC): 60%
João Azevedo (PB): 59%
Helder Barbalho (PA): 58%
Wanderlei Barbosa (TO): 57%
Elmano de Freitas (CE): 56%
Ratinho Jr (PR): 56%
Tarcísio de Freitas (SP): 53%