Hospital Estadual de Águas Lindas esclarece protocolos de atendimento
O Hospital Estadual de Águas Lindas Ronaldo Ramos Caiado Filho (HEAL) está prestes a completar uma semana em funcionamento com mais de 200 colaboradores e 20 médicos empenhados em oferecer atendimento de qualidade pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A primeira alta, registrada na manhã desta quinta-feira (20/06) foi a do paciente Edmar Rocha Pires, morador de Águas Lindas.
Recebido no último dia 17 com um quadro de doença respiratória, ele fez exames e recebeu cuidados especializados até ser liberado para voltar para casa, após três dias de internação. A alta humanizada incluiu uma recepção dos familiares e a despedida da equipe médica. O homem havia sido encaminhado pela Central de Regulação proveniente da UPA de Águas Lindas, onde recebeu a primeira atenção, como manda o protocolo.
O diretor-técnico da unidade Nonato Diniz explica que os serviços de saúde pública funcionam em rede, responsável por gerenciar e coordenar o acesso de pacientes. “A recepção será sempre pela Regulação, que atua em conjunto com a saúde dos municípios atendidos na região. As unidades básicas de saúde recebem os pacientes e fazem o primeiro atendimento. Se for necessário encaminhamento para internação, isso é feito pela Regulação”, frisa.
Ainda de acordo com Diniz, o alto grau de competência e a humanização serão marcas registradas do hospital, que foi esperado por mais de 20 anos. “Nossas equipes médicas e multiprofissionais receberam capacitação intensa para os serviços de saúde que serão prestados e todos passarão por reciclagem periódica visando garantir um padrão de excelência no atendimento”, ressalta.
Outra característica sobre o atendimento no HEAL é a realização de exames laboratoriais e de imagem, como tomografia e ressonância magnética, que também serão encaminhados pela Regulação. “De qualquer modo o Hospital de Águas Lindas estará pronto para prestar uma atenção à saúde com máxima eficiência e humanização para Águas Lindas e região do Entorno do Distrito Federal”, finaliza o diretor.