Índice de Atividade Econômica de Goiás Supera Crescimento Nacional em Dobro
O estado de Goiás registrou um notável avanço em sua atividade econômica, superando em mais que o dobro a média nacional. De acordo com dados recentes do Instituto Mauro Borges (IMB), o Índice de Atividade Econômica (IBCR), divulgado pelo Banco Central do Brasil (BCB), revelou um crescimento de 6% em Goiás, em contraste com a média nacional de 2,5% na variação acumulada nos últimos 12 meses até janeiro de 2024.
Comparando-se janeiro de 2024 com dezembro de 2023, Goiás apresentou um crescimento de 5,5%, posicionando-se como o quinto melhor resultado entre as unidades federativas com o índice divulgado. Enquanto isso, a média brasileira nessa mesma variação foi de 3,4%.
Ao analisar janeiro de 2024 em relação ao mesmo mês do ano anterior, com ajuste sazonal, Goiás demonstrou um avanço de 1,2%, contra 0,6% da média nacional. Este resultado colocou o estado como o quarto maior entre todos os estados do país.
O secretário-geral de Governo, Adriano da Rocha Lima, enfatizou que “Goiás supera o Brasil em todas as análises, o que confirma nossa ascensão”.
O IBCR é calculado através de uma fórmula que leva em consideração diversos fatores, como arrecadação de impostos, vendas no varejo, crédito bancário e produção industrial, sendo considerado uma prévia do Produto Interno Bruto (PIB) por medir a evolução da economia como um todo.
O crescimento econômico em Goiás também se reflete na abertura de novas empresas, que tem batido recordes. No ano de 2023, o estado registrou mais de 33 mil novos negócios, superando uma marca histórica anteriormente estabelecida em 2021. Apenas no mês de janeiro deste ano, mais de 3,2 mil empresas foram abertas, segundo dados da Junta Comercial do Estado (Juceg).
Além disso, em janeiro, foram criados quase 15 mil postos de trabalho formais, conforme divulgado pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). O diretor-executivo do Instituto Mauro Borges, Erik Figueiredo, ressaltou a importância desses resultados para a sociedade goiana, indicando que significam mais emprego e renda.
O Governo de Goiás também anunciou recentemente a chegada de multinacionais ao estado, como a DHL Supply Chain, que inaugurou um novo centro de distribuição em Aparecida de Goiânia, e a WeiChai, líder mundial na produção de motores, que confirmou sua instalação em Itumbiara. Esses avanços indicam um cenário econômico promissor para Goiás e evidenciam a atratividade do estado para investimentos.