A Agrodefesa realiza ação itinerante e recolhe mais de 5 mil embalagens vazias de agrotóxicos em municípios goianos
De janeiro a junho deste ano, a Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa) promoveu uma ação itinerante nos municípios de Ceres, Itapuranga, Rianápolis e Santa Isabel, resultando no recolhimento de um total de 5.589 embalagens vazias de agrotóxicos. Essa iniciativa faz parte do Programa Recebimento Itinerante, vinculado ao Sistema Campo Limpo do inpEV, que é responsável pela gestão do Sistema Brasileiro de Logística Reversa de Embalagens Vazias de Defensivos Agrícolas.
O programa tem como foco auxiliar especialmente os produtores de pequeno porte, que enfrentam dificuldades para realizar a devolução das embalagens devido à distância das propriedades rurais até as centrais de recolhimento, obrigatória por lei. Além de facilitar a entrega, a ação proporciona aos agricultores informações e orientações técnicas sobre o descarte adequado e os cuidados necessários com o manuseio, aplicação e armazenamento de agrotóxicos em suas propriedades.
Durante a ação, são enfatizadas práticas importantes para o descarte correto das embalagens, como a tríplice lavagem ou lavagem sob pressão das embalagens vazias, além da perfuração do fundo para inutilizá-las e evitar seu reaproveitamento. Os agricultores são orientados a devolver as embalagens vazias até um ano após a compra, indicando a unidade de recebimento conforme a nota fiscal de venda, e recebem um comprovante no momento da devolução para possíveis fiscalizações.
Essas ações são possíveis graças ao envolvimento de entidades parceiras, incluindo a Associação dos Revendedores Agropecuários do Centro Norte Goiano e Região (Arago) de Goianésia, e o poder público municipal. A colaboração entre essas instituições tem sido fundamental para alcançar resultados positivos na preservação do meio ambiente e no cumprimento da legislação.
Para o segundo semestre deste ano, novas ações do Recebimento Itinerante estão previstas, contando com a participação de parceiros e visando ampliar o alcance dessas práticas para garantir um descarte adequado das embalagens vazias de agrotóxicos. Entre as atividades programadas estão eventos em Itapuranga, Vila Propício e Santa Rosa. A iniciativa reforça o compromisso com a sustentabilidade e a preservação do meio ambiente, valorizando a cooperação entre diferentes atores em prol de um desenvolvimento agropecuário responsável.