GDF vai assumir gestão do transporte de passageiros do Entorno em julho

O GDF vai assumir, a partir do dia 8 de julho, a gestão e a fiscalização do transporte rodoviário de passageiros entre o Distrito Federal (GDF) e o Entorno. A nova norma foi publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira (16), pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

A partir desta data, a Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob) se torna responsável por 396 linhas de ônibus que ligam Brasília aos municípios goianos. O transporte envolve o trajeto entre o DF e 11 localidades do Entorno:

  1. Águas Lindas de Goiás
  2. Cidade Ocidental
  3. Formosa
  4. Girassol
  5. Luziânia
  6. Mansões Marajó (Cristalina)
  7. Monte Alto (Padre Bernardo)
  8. Novo Gama
  9. Planaltina de Goiás
  10. Santo Antônio do Descoberto
  11. Valparaíso de Goiás

O que muda para o passageiro?

Segundo a Codeplan, cerca de 200 mil pessoas se deslocam do Entorno para o Distrito Federal, diariamente. Porém, em 2020, esse número caiu para 125 mil, devido à pandemia do novo coronavírus.

A Secretaria de Transporte e Mobilidade explica que as autorizações para as empresas que fazem o transporte rodoviário serão mantidas até a próxima licitação, que será realizada pelo governo de Brasília. Ainda não há data marcada para isso, mas a nova regra prevê que o GDF poderá fazer modificações estruturais no sistema semiurbano.

“O objetivo é melhorar os serviços e tornar o sistema de transporte mais eficiente por meio da racionalização dos itinerários e redução no tempo das viagens”, explica o secretário Valter Casimiro. Segundo ele, a medida vai otimizar o sistema e tornar as viagens mais confortáveis para os passageiros.

“Nós já autorizamos que algumas linhas transitem pelas faixas exclusivas e no corredor do BRT, e já estendemos algumas linhas que antes só atendiam o DF para que atendam também as cidades goianas próximas da fronteira”, diz Casimiro.

Fonte: G1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *