Corumbá Concessões doa mudas do Cerrado para ações ambientais em Abadiânia
Para recuperar áreas degradadas no entorno de nascentes próximas ao Rio Corumbá, nas margens do córrego da Varginha, em Abadiânia, a Secretaria Meio Ambiente do município vai plantar mudas nativas do Cerrado. As espécies, num total de 500, foram doadas pela Corumbá Concessões, gestora da Usina Hidrelétrica de Corumbá IV.
Dentro da programação da Semana do Meio Ambiente em Abadiânia, parte dessas mudas foi reservada para embelezar a Praça do Coreto e outras serão distribuídas durante barreira ecológica que será realizada no dia 4 de junho, na estrada de acesso ao Lago de Corumbá IV, na comunidade Barro Amarelo.
Segundo o secretário de Meio Ambiente do município, Bruno Almada, os primeiros 100 veículos que passarem pela barreira ganharão uma muda e um adesivo alusivo ao tema ambiental. “Mas, a maior parte das mudas será destinada à recuperação das áreas de nascentes”, reforçou Almada.
Viveiro ambiental
O analista ambiental da Corumbá Concessões, João Victor Ferreira Guedes, coordena o viveiro ambiental de mudas do Cerrado e fez a entrega das mudas solicitadas pela secretaria de Meio Ambiente de Abadiânia.
Segundo ele, o viveiro tem capacidade de produção de 30 mil mudas/ano que são destinadas à revegetação da Área de Preservação Permanente (APP) do reservatório de Corumbá IV, atendimento aos moradores interessados, e a projetos realizados pela companhia, como o Água Viva, que recupera nascentes da região de influência da Usina. “No mês passado, por solicitação da prefeitura de Corumbá de Goiás, doamos mudas para uma ação ambiental de recuperação de área da Prainha, um local de lazer importante da cidade”, completou.