Unidades de Saúde das comunidades rurais de Santo Antônio do Descoberto e Luziânia recebem doações do programa de Atenção à saúde

A Corumbá Concessões, gestora da Usina Hidrelétrica Corumbá IV, realizou diversas doações de material de proteção à Covid-19 a três unidades de saúde da área rural de Santo Antônio do Descoberto e três em Luziânia, municípios que fazem parte da área de abrangência do reservatório. As ações estão inseridas no Programa de Atenção Básica em Saúde, com foco na promoção da saúde e qualidade de vida da população das regiões beneficiadas.

Os kits de doações incluem aferidor de pressão arterial de braço digital, oxímetro, termômetro a laser, medidor, testes e lancetas de glicemia, máscaras de três camadas, caixas de luva cirúrgica, álcool em gel e líquido e rolos de algodão. O objetivo da ação, segundo o analista ambiental da Corumbá Concessões, Willem Willy de Paula Barbosa, que acompanhou a entrega dos kits, é uma forma de dar continuidade aos atendimentos itinerários que eram realizados antes da pandemia, por meio do projeto Saúde Rural.

Durante vários eventos Saúde Rural, a Corumbá Concessões oferecia aos moradores serviços nas áreas de saúde, como assistência médica em diversas especialidades, entre elas, oftalmologia e clínica geral, chegando a atender em torno de 300 pessoas por evento. “Com as restrições impostas pela pandemia, como evitar aglomerações para preservar a saúde de todos, vimos nas doações uma forma de continuar ajudando a população dessas regiões”, explicou Willem Barbosa.

As unidades de saúde de Santa Rosa, Pontezinha e Lagoinha receberam as doações que irão beneficiar cerca de 1000 moradores. Para a enfermeira da Estratégia de Saúde da Família da região, Leonice Damasceno, a doação é bem-vinda. “Deixo, em nome dos moradores, o nosso sincero agradecimento à Corumbá que tanto tem nos ajudado em relação à saúde, meio ambiente e outros setores que trabalham para a melhoria das comunidades.”

Em Luziânia, três postos de saúde também foram beneficiados com os materiais doados – comunidades de Três Vendas, Indaiá e Sarandi -, que atendem mais de 3 mil habitantes.  Para a enfermeira e coordenadora das unidades, Laiana Kelly Duarte Liberato, as doações irão facilitar o trabalho da equipe médica. “Estamos felizes com o material que recebemos nesta parceria que é de grande importância e vai ajudar na saúde da comunidade. Os materiais que nós temos muitas vezes não são suficientes, ainda mais agora na pandemia, quando é grande a demanda de atendimentos”, comentou.

Os moradores também agradeceram as doações, como foi o caso de Solange Rocha. Ela reside na comunidade e como agente de saúde, conhece bem as necessidades da região. “Esses kits saúde serão de grande ajuda nos serviços realizados pelos profissionais da área”, comentou.

Para o analista ambiental da Corumbá Concessões, Willem Wily de Paula Barbosa, as doações feitas nos dois municípios, têm a intenção de promover uma autonomia nos serviços prestados por esses postos. “Além da importância desses materiais na rotina de atendimento, os profissionais poderão promover uma melhora na saúde da população e trazer os serviços para as comunidades de forma descentralizada”, pontuou.

Fonte: Capital do Entorno

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *