Dia Livre de Impostos: motoristas passam madrugada na fila para aproveitar descontos no preço de combustíveis, no DF
Em busca de desconto no preço da gasolina, motoristas do Distrito Federal passaram a madrugada em frente a um posto de combustíveis da Asa Norte. Nesta quinta-feira (27), comerciantes da capital participam do movimento Dia Sem Impostos, em que estabelecimentos, em protesto contra tributos, vendem produtos com valores até 70% menores.
Um posto localizado na 206 Norte reduziu o preço da gasolina, de R$ 5,87 para R$ 3,79, um desconto de 35%. Com isso, os primeiros condutores chegaram na fila por volta das 22h desta quarta-feira (26), e o estabelecimento abriu no início da manhã desta quinta (27).
O resultado no menor preço da gasolina foi uma fila quilométrica no início da manhã. Motoristas ocuparam uma faixa do Eixinho Norte.
No entanto, o posto delimitou que cada condutor possa abastecer até 20 litros do combustível. Ao todo, 10 mil litros serão disponibilizados para a ação. Um carro comum comercializado no Brasil comporta, em média, 50 litros.
No Distrito Federal, pelo menos 20 estabelecimentos participam da ação. A lista pode ser consultada na internet.
Dia Livre de Impostos
O Dia Livre de Impostos, segundo a Câmara de Dirigentes Lojistas do Distrito Federal (CDL-DF), ocorre “em protesto à alta carga tributária”. Na data, lojistas comercializam produtos e serviços sem repassar o valor dos tributos aos clientes.
A CDL-DF informou que essa é a 15ª edição do protesto e, que em alguns casos, os descontos podem chegar a 70%. A entidade afirma que o Brasil está entre os 30 países que mais arrecada imposto e é o último que retorna o dinheiro para a população.
“O brasileiro trabalha em média 153 dias (5 meses) por ano só para pagar impostos. Apenas nos setores de maquiagem e eletrônicos as cargas tributárias são de 58% e 43%, respectivamente”, afirmou a CDL-DF.
A Câmara de lojista explica ainda que o Dia Livre de Impostos é uma data para conscientizar a população sobre “as altas cargas tributárias pagas no país”. “Assim conscientizamos os consumidores quanto ao real impacto dos impostos em suas vidas e aumentamos o seu poder de consumo por um dia”.