Superlua encanta goianos, que fazem fotos e vídeos do fenômeno

O fenômeno da superlua encantou goianos na noite de terça-feira (25). Fotos e vídeos mostram o tamanho do satélite. No entanto, o eclipse lunar que aconteceu na manhã desta quarta-feira (26) não foi visto em Goiás.

O gestor ambiental Carlos Nilo dos Santos, de 39 anos, disse que é apaixonado pela lua e tem costume de fazer registros durante a fase em que ela está cheia. Ele estava acompanhando as notícias sobre a superlua e se preparou para fazer um vídeo.

“Ontem [25] eu até tentei fazer as imagens, mas não dava para ver do meu apartamento. Hoje, quando acordei, por volta das 6h, ela estava linda, de frente para a minha janela”, disse.

O professor de astronomia Daniel Vinhal explicou o fenômeno. “É o momento em que a lua, em sua órbita ao redor da Terra, está em sua máxima aproximação, tornando o corpo celeste um pouco maior do que nós costumamos ver no céu”, disse.

Junto com a superlua também aconteceu o eclipse lunar. Porém, ele não foi visto em Goiás, pois ocorreu às 8h14, quando a lua já estava abaixo do horizonte. “Com certeza é um dos eventos astronômicos mais importantes deste ano e foi o primeiro eclipse lunar de 2021”, explicou o professor.

Membros do clube de astronomia Gunstar também registraram o fenômeno. Foram feitas fotos em vários pontos do estado, como na capital e também em Goiatuba, na região sul. Eles se reúnem mensalmente para fazer imagens do céu.

“O grupo faz um treinamento para que as pessoas possam tirar as fotos, aumentar a qualidade das imagens e fazer esse trabalho de astrofotografia”, disse o diretor de eventos do grupo, Clayton Gubio dos Santos.

Fonte: G1 Goiás

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *