Secretaria de Educação divulga plano de vacinação de professores no DF e Ibaneis prevê reabertura de creches em julho

O governador Ibaneis Rocha (MDB) anunciou, nesta terça-feira (25), que as atividades presenciais nas creches do Distrito Federam devem ser retomadas em julho. As instituições públicas e privadas que recebem crianças de 4 meses a 4 anos estão fechadas desde março do ano passado, devido à pandemia de Covid-19. A declaração foi dada após a cerimônia de inauguração do Hospital de Campanha de Ceilândia.

“Estamos trabalhando com essa perspectiva de voltar [as creches] em julho. Começamos a vacinar os gestores e o pessoal das creches”, disse.

Além disso, a Secretaria de Educação divulgou o Plano de Vacinação contra Covid-19 dos profissionais da área de educação. A campanha para a categoria teve início na última sexta-feira (21), com trabalhadores de creches.

No dia 20 de maio, o governador também confirmou, para agosto, a volta da aulas presenciais em todas as escolas públicas do Distrito Federal. Nesta terça-feira Ibaneis voltou a falar sobre o assunto.

“A gente começa a colocar nossas crianças para retornar às creches, vamos vacinando até o mês de julho para que, no fim de agosto, a gente possa reabrir nossas escolas.”

Plano de vacinação

Apesar de não ter data definida para cada grupo, a vacinação de profissionais da educação está prevista para ocorrer em etapas:

  1. educação infantil
  2. ensino fundamental anos iniciais
  3. ensino fundamental anos finais
  4. ensino médio
  5. ensino superior

Os grupos de gestores das escolas públicas, por estarem em trabalho presencial permanentemente desde o início da pandemia, serão todos vacinados na primeira etapa do plano.

Segundo a Secretaria de Educação, a vacinação será feita por unidade escolar, obedecendo a ordem crescente de idade do estudante, levando em consideração a vulnerabilidade social da área em que a escola funciona e o número de estudantes atendidos pela escola.

Por enquanto, a aplicação da vacina nos profissionais de educação ocorre na Unidade Básica de Saúde 1 do Guará. Mas, de acordo com a pasta, nesta terça-feira (25), em algumas escolas, professores do Ensino Fundamental I já foram chamados para a vacinação.

Lista de convocados

De acordo com a Secretaria de Educação, para melhor cumprir o plano de retomada das aulas presenciais, a vacinação será feita unicamente mediante convocação. Veja como funciona:

  1. As escolas enviarão à Secretaria de Educação a lista com os nomes dos profissionais a serem vacinados.
  2. A Secretaria de Educação enviará a lista, escola por escola, para vacinação na UBS 1 do Guará, a depender da quantidade de vacinas postas à disposição pela Secretaria de Saúde.
  3. A Secretaria de Educação avisará a escola o respectivo dia de vacinação. A escola avisará a seus profissionais o dia e horário que devem comparecer à UBS 1 do Guará para vacinarem.
  4. A Secretaria de Educação publicará nesta página todas as listas de vacinação do Plano de Vacinação dos Profissionais de Educação do Distrito Federal.

As listas de convocação da Secretaria de Educação podem ser encontradas no site da pasta.

Vacinação no DF

Desde o início da campanha, no dia 19 de janeiro, até esta segunda-feira (24), o Distrito Federal vacinou 595.340 pessoas com a primeira dose da vacina contra a Covid-19.

Segundo a Secretaria de Saúde, desse total, 305.938 pessoas (51,3%) também tomaram a segunda dose e, portanto, concluíram a imunização.

A vacinação ocorre em 55 pontos cobrindo todo o Distrito Federal.

Fonte: G1 Distrito Federal

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *