Goiânia e cidades do interior suspendem aplicação de AstraZeneca em grávidas após recomendação da Anvisa
Goiânia e cidades do interior suspenderam nesta terça-feira (11) o uso da vacina contra Covid-19 da AstraZeneca em mulheres grávidas. A medida foi adotada após a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recomendar a interrupção da aplicação do imunizante nesse grupo.
Goiânia
A Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia informou que não recebeu um comunicado oficial, mas já orientou as equipes sobre a suspensão em gestantes. Puérperas (mulheres que deram à luz nos últimos 45 dias) seguem sendo imunizadas com as doses de AstraZeneca.
A SMS orienta que as gestantes procurem um dos 12 postos de saúde para receberem o imunizante da Pfizer.
A Secretaria de Estado de Saúde informou que, caso alguma pessoa imunizada apresente algum efeito adverso, avise ao serviço de saúde para ser monitorada.
Locais de vacinação com doses da Pfizer em Goiânia:
- UPA Novo Mundo – Av. New York, 667-569 – Jardim Novo Mundo
- UPA Chácara do Governador – Av Padre Monte, s/n Lotes 12, Rua L-13 – Chácara do Governador
- CSF Residencial Itaipu – Rua RI 9, 08 – Qd 107 – Residencial Itaipú
- Ciams Novo Horizonte – Rua, Av. Eng. José Martins Filho, s/n – Vila Novo Horizonte
- CSF Boa Vista – Av. dos Ipês, s/n – Boa Vista
- CSF Novo Planalto – Rua Vm3c Qd 91 Lt 11 – Setor Novo Planalto
- CSF Jd Guanabara I – R. Porto Alegre, 44 – Jardim Guanabara
- CSF São Francisco: Tv. Buenos Aires, Lt 01 – S/n – São Francisco
- CSF Vera Cruz II: Av. Leopoldo de Bulhões, s/n – Conjunto Vera Cruz
- UPA Jd América: Praça C-201, 2-82 – Jardim América
- CSF Leste Universitário: Rua 218 – Setor Leste Universitário
CS Cidade Jardim: Praça Abel Coimbra, 350 – Cidade Jardim
Aparecida de Goiânia
Diante da recomendação do Ministério da Saúde, o município vai aguardar a chegada de novas remessas de doses de outros laboratórios com permissão de aplicação em gestantes para retomar a vacinação. A imunização para puérperas também está suspensa com o imunizante da AstraZeneca.
Anápolis
Apenas a vacinação para gestantes, com ou sem comorbidades, foi interrompida. A cidade tem apenas doses da AstraZeca e, diante disso, “a suspensão será mantida até nova orientação do Ministério da Saúde que também deverá de manifestar sobre a aplicação da segunda dose neste caso específico”.
Suspensão
O texto da nota emitida pela Anvisa diz que deve ser “seguida pelo Programa Nacional de Imunização (PNI) a indicação da bula da vacina AstraZeneca e que a orientação é resultado do monitoramento de eventos adversos feito de forma constante sobre as vacinas Covid em uso no país”.
A Anvisa, no entanto, não relatou nenhum evento adverso ocorrido em grávidas no Brasil.
O texto diz ainda que “o uso de vacinas em situações não previstas na bula só deve ser feito mediante avaliação individual por um profissional de saúde que considere os riscos e benefícios para a paciente”. A bula atual da vacina contra Covid da AstraZeneca, porém, não recomenda o uso da vacina sem orientação médica.
Fonte: G1 Goiás