Enel distribuição Goiás conclui pacote de obras em subestações de alta tensão na região do entorno do DF

A Enel Distribuição Goiás segue investindo fortemente para transformar a realidade da rede elétrica em todo o Estado de Goiás. Somente na região do Entorno do Distrito Federal, a companhia já investiu mais de R$ 46,4 milhões na ampliação e modernização de oito subestações de alta tensão. Essas obras garantirão melhorias no fornecimento de energia para mais de 416 mil clientes dos municípios de Águas Lindas de Goiás, Valparaíso de Goiás, Luziânia, Planaltina de Goiás, Cristalina, São João da Aliança, Barro Alto e Corumbá de Goiás.

Entre as obras concluídas, o diretor-presidente da companhia, José Luis Salas, destaca a ampliação e modernização da Subestação Pamplona, em Cristalina, entregue na última semana. “Investimos cerca de R$ 14 milhões nesta obra para beneficiar 800 grandes clientes, que possuem fazendas que utilizam pivôs de irrigação em suas lavouras. Com essas melhorias, estamos melhorando a qualidade e a oferta de energia para esta região, que é uma das maiores áreas irrigadas da América Latina”, acrescenta. Além disso, também já foram finalizadas as melhorias das subestações de Águas Lindas, Barro Alto, Planaltina de Goiás, São João da Aliança, Corumbá de Goiás, Luziânia e Valparaíso de Goiás.

O diretor-presidente também explica que obras grandes e complexas como essas tem como objetivo atender à crescente demanda por energia da região e garantir a confiabilidade do sistema. “Além das subestações, concluímos três grandes obras na Linha de Distribuição de Alta Tensão Brasília Sul – Marajoara, que atende toda a região. Realizamos estas intervenções para aumentar as opções de manobras no sistema, porque podemos atender a estas subestações por mais de uma fonte de alimentação, deixando o menor número possível de clientes sem energia em casos de falhas”, completa.

As ampliações e modernizações das subestações incluem substituições de equipamentos antigos por aparelhos novos e modernos, aumento de potência instalada e implantação de equipamentos telecomandados, como disjuntores e religadores automáticos. “Trouxemos para Goiás a melhor tecnologia disponível no mercado mundial. As modernizações dos sistemas tornam as subestações muito mais confiáveis, diminuindo o risco de falhas, curtos-circuitos e até incêndios”, adiciona. Ainda segundo Salas, com os equipamentos telecomandados, toda a operação das subestações pode ser controlada à distância, direto do Centro de Operações, na sede da companhia, em Goiânia, trazendo mais agilidade ao tempo de resposta em casos de falhas.

Para o diretor-presidente, com a conclusão dessas obras, os indicadores de qualidade da companhia, medidos pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), terão evoluções ainda maiores. “Os indicadores da Enel Goiás já apresentam os melhores números dos últimos 20 anos e isso é fruto de um conjunto de ações, que vão desde às manutenções de rotina nas redes de baixa e média tensão, até essas obras de grande porte em subestações e linhas de alta tensão. Melhoramos muito e continuaremos trabalhando cada vez mais para transformar o sistema elétrico do Estado de Goiás”, conclui.

Sobre a Enel Distribuição Goiás

A Enel Distribuição Goiás, subsidiária da multinacional italiana Enel, atende 237 municípios do Estado de Goiás, abrangendo 98,7% do território estadual, com cobertura de uma área de 336.871 km². A Região Metropolitana de Goiânia representa a maior concentração do total de 3 milhões de clientes atendidos pela companhia.

Fonte: Capital Entorno

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *